Você deu passos em seu planejamento familiar e agora está pronto para ter um bebê. Quanto tempo depois de se prevenir com contraceptivos você fica fértil de novo? Bem, depende do anticoncepcional.
Primeiro passo: Como você interrompe seu método de contracepção? Você pode parar de usar seu preservativo ou diafragma ou espuma anticoncepcional agora e pode tirar o adesivo, tirar o anel ou parar de tomar seus comprimidos hoje.
Para retirar seu implante ou DIU, marque uma consulta médica com seu médico ou clínica de planejamento familiar. Esse método intrauterino é um dos mais eficazes do mercado e a procura para colocar DIU de prata é muito grande.
Quanto tempo leva para ficar fértil?
Bem, depende. Se você estiver usando métodos de barreira, como preservativos ou diafragmas, espumas ou geléias, poderá engravidar na próxima vez que fizer sexo sem sua proteção.
Claro, você tem que ovular, e isso será em sua programação regular, mas os métodos de barreira não mudam isso.
Se você está tomando pílulas anticoncepcionais, adesivos ou anéis, os hormônios nesses métodos desaparecem do seu corpo em uma semana.
E no caso da minipílula só de progestógeno, pode levar apenas alguns dias até que seu corpo volte a ovular, então pode levar um ou dois meses antes de você ovular.
Agora, se você não tiver menstruações regulares e vir de três a quatro meses, você deve consultar seu médico. Talvez você não fosse regular antes de começar a contracepção hormonal ou talvez algo em seu corpo tenha mudado, mas não é devido ao método que estava usando.
Se você usar um implante, os hormônios do implante irão embora em alguns dias, e então seu corpo voltará à ovulação em um mês ou mais, ou às vezes em uma semana.
Se estiver usando um DIU de cobre, você será fértil na primeira vez que fizer sexo após a remoção, se estiver ovulando naquele dia, mas provavelmente não será fértil exatamente no dia em que for removido, mas talvez no dia seguinte.
Se você estiver usando um DIU hormonal, os hormônios desaparecerão do seu corpo na semana após a remoção e você deverá voltar a ovular no dia seguinte ou na próxima semana com um revestimento uterino normal dentro de um mês ou mais.
Claro, existem casos muito raros em que o DIU ou o implante não saíram totalmente ou você pensou que tinha saído e não estava. E nessas situações, pode haver um atraso na fertilidade até que o implante ou o DIU seja completamente removido, mas isso é muito raro.
Se você estiver usando a injeção Depo-Provera, o hormônio da injeção ficará em seu músculo por meses e pode levar até 10 meses a partir da última injeção antes de você ovular novamente.
Claro, como a injeção foi projetada para ser administrada a cada três meses, você pode ficar fértil em até quatro meses após a última injeção.
Como o retorno à fertilidade é demorado e um pouco comparado a outros métodos, geralmente aconselhamos mulheres que desejam engravidar no próximo ano, mas não querem engravidar agora, a usar um método diferente de Depo-Provera.
Quando você pode tentar engravidar?
Você tem que esperar um pouco? Costumávamos pensar que as mulheres eram menos férteis ou mais propensas a aborto espontâneo se engravidassem imediatamente após a interrupção de um método anticoncepcional hormonal.
Temos dados clínicos que dizem que agora não é assim. Portanto, você pode começar a tentar engravidar imediatamente, mesmo que leve algumas semanas antes de ovular.
Agora, quanto tempo é muito longo? Se já passou um ano desde que você parou de usar o método anticoncepcional e não está grávida, você deve consultar o seu ginecologista obstetra.
Para mulheres com mais de 35 anos que têm fertilidade mais baixa relacionada ao envelhecimento, talvez você deva procurar ajuda na avaliação se já se passaram seis meses.
Seu anticoncepcional está contribuindo para não engravidar?
A resposta é não. Usar anticoncepcionais no passado não contribui para problemas de fertilidade, mas você envelheceu enquanto usava anticoncepcionais, então naturalmente ficaria menos fértil quando parasse.
Como podemos ter tanta certeza de que o anticoncepcional não causa problemas de fertilidade? Não temos um ensaio clínico randomizado com mulheres usando diferentes tipos de remedios em comparação com mulheres que se abstêm de sexo e vendo qual grupo de mulheres engravidou primeiro, mas seria um estudo incrível de se fazer.
No entanto, foram examinados 22 estudos que envolveram um total de 15.000 mulheres que interromperam a contracepção, e a taxa de gravidez foi de 83% nos primeiros 12 meses após a interrupção do contraceptivo.
Agora, isso não é significativamente diferente para métodos hormonais e usuárias de DIU, e não é significativamente diferente do que mulheres que não estavam usando anticoncepcionais antes de começarem a tentar engravidar.
O estudo também mostrou que o tempo de uso de contracepção por uma mulher não afetou significativamente o tempo até a fertilidade quando se leva em consideração a idade da mulher.
Conclusão
O tempo que leva para engravidar depende de muitas coisas. É a sua idade, o seu peso, as condições da sua pelve, como infecções ou endometriose, a regularidade da ovulação, a frequência de relações sexuais e, claro, a fertilidade do seu parceiro.
Portanto, tome decisões sobre quando começar sua família ou aumentá-la com base nas condições que são importantes para você e sua família, e não porque tenha medo de que o uso prolongado de métodos anticoncepcionais faça diferença.
O uso prolongado de contracepção hormonal pode, na verdade, diminuir o risco de ter problemas, pois diminui o risco de doenças na pelve, como endometriose e alguns tipos de cistos ovarianos.
Leia também: Como manter a saúde em dia com no máximo 1 hora por dia?