Manter a saúde em dia é essencial para garantir que você terá uma vida longa e saudável.
Mas, com tantos compromissos e exigências, fica difícil dispor de muitas horas para se dedicar à saúde, quando se tem trabalho, família e filhos, por exemplo.
Assim, vamos dar algumas dicas para como você pode manter a saúde em dia tendo no máximo 1 hora disponível para isso.
Será que isso é possível? Sim, é sim. Confira essas dicas!
1 – Faça as consultas preventivas
O primeiro passo é saber como anda sua saúde. Se você tem um bom plano de saúde corporativo, o ideal é marcar as consultas preventivas.
Dessa forma, você terá uma boa ideia de como anda sua saúde.
As consultas preventivas são, em geral:
- Cardiologista;
- Ginecologista (mulher);
- Urologista (homem).
Caso você tenha alguma doença crônica, como diabetes, por exemplo, a visita ao endocrinologista, no mínimo a cada 3 meses, faz parte do controle da doença.
Com exames de rotina, você consegue já prevenir os problemas de saúde mais comuns.
Daí a importância desses exames anualmente, tais como mamografia e ultrassom de mamas, exame Papanicolau, exame de toque, exames de sangue, tais como glicemia, hemograma, colesterol, triglicérides, dentre outros.
2 – Medite
A meditação é uma boa forma de manter a saúde mental. E manter a saúde em dia também significa cuidar da saúde mental.
Dessa forma, você diminui a chance de ter crises de ansiedade ou depressão. De fato, a meditação pode ajudar bastante nesse processo.
Caso você ache difícil ter a disciplina necessária, ou simplesmente não sabe como começar, há diversos canais no Youtube e aplicativos gratuitos de meditação que ensinam como praticar.
O ideal é praticar diariamente e você não precisa de muito tempo. Basta encontrar um local calmo, no qual você não será interrompido (a) por alguns minutos e sentar-se confortavelmente.
Respire e inspire e a partir daí, você conseguirá desenvolver maior percepção.
3 – Caminhada e corrida
Agora, vamos falar de atividades físicas importantes, as quais podem ajudar a manter a saúde em dia, mesmo que você só tenha 1 hora disponível diariamente para isso.
Caso você não tenha adquirido condicionamento físico, pode começar com uma simples caminhada.
Faça dela uma rotina: caminhe todos os dias, por pelo menos 30 minutos.
Aos poucos, você poderá começar a correr, por um minuto, enquanto anda 3. E assim, você faz até completar 30 minutos.
E com o passar do tempo, você pode aumentar o tempo de corrida. Quando já estiver correndo por alguns minutos, seguidos, você pode decidir correr 3x na semana.
Isso porque, durante a corrida, a musculatura é bastante exigida. Dessa forma, é necessário tempo para que a musculatura descanse e se recupere.
Portanto, se você optar pela prática da corrida, lembre-se que correr todo dia não é ideal e que sua musculatura precisa de descanso, visto que o descanso também faz parte do treinamento.
4 – HIIT
Você já ouviu falar de HIIT?
A sigla significa High Intense Interval Trainning. Na verdade, é um treinamento aeróbico, de tempo curto, como 15 minutos, por exemplo, no qual o indivíduo faz vários exercícios de alta intensidade.
Como o treinamento é curto, você certamente consegue encaixá-lo no seu dia a dia.
O bom é que, com o HIIT, você nem precisa sair de casa. Há aplicativos nos quais há diversas séries de HIIT, para você fazer o treinamento que deseja, em pouco tempo, da sua própria casa.
5 – Encare o cuidado com a saúde como parte da rotina
Aquele ditado que diz que “quando se quer algo, encontra-se tempo” é muito verdadeiro. Arrumamos tempo para o trabalho, cuidado com filhos, até de atualizar as nossas redes sociais, mas para fazer atividade física, meditação ou consultas preventivas… Ah, daí não temos tempo!
Já pensou quanto tempo você gasta simplesmente olhando o feed do Instagram? E em grupos de whattsapp, os mais variados possíveis?
Que tal focar a saúde como ação fundamental do seu dia e torná-la parte da sua rotina?
Para isso, aqui vão algumas dicas:
- Acorde cedo. Não é fácil, mas com o tempo vai ficando mais tranquilo. Quando se acorda mais cedo, ganha-se mais tempo para fazer as atividades;
- Se você mora com seus filhos, acordar mais cedo pode ser justamente o que você precisa para encaixar meditação e HIIT na sua rotina. Pronto! Aí você segue para seu dia, normalmente, mas já terá cuidado da sua saúde;
- Estabeleça um horário limite para olhar a tela do celular. Pode ser 21h, 22h, você escolhe! Mas depois desse horário, nada de redes sociais!
- Com a diminuição do tempo olhando para tela do celular, sobretudo antes de dormir, você aumenta a chance de ter um sono de melhor qualidade;
- Dormindo mais cedo (e melhor!), você acorda mais descansado e com mais energia para fazer as atividades programadas.
Seguindo essas dicas, certamente você vai conseguir manter sua saúde em dia, mesmo tendo somente 1 hora por dia para isso.