Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, mais de 40% dos entrevistados passaram a sentir dores nas costas após os primeiros meses da pandemia. Dentre as pessoas que já sofriam com dores crônicas nessa região, cerca de 50% indicaram que os desconfortos aumentaram. 

    Estresse, má postura, sedentarismo e movimentos repetitivos são alguns dos diversos motivos que levam as pessoas a sentirem dor nas costas. Pode ser um desconforto momentâneo ou que persiste por dias e dias. 

    Com o home office e mais tempo em casa, as dores tendem a aumentar mesmo. Falta de exercícios físicos, local de trabalho improvisado, muito tempo sentado ou deitado no sofá com uma postura inadequada, entre outros fatores.

    É muito raro encontrar alguém que nunca sentiu dores nas costas. Mas, se você nunca passou por essas situações, é muito possível que comece a sofrer com essas dores ao longo dos anos. 

    É o que diz alguns estudos, como os da Organização Mundial da Saúde, que indicam que cerca de 85% da população ainda terá essas dores. Esses desconfortos atrapalham muito a rotina das pessoas.

    Baixa a qualidade de vida, do sono, atrapalha a realização de atividades no dia a dia, baixa a produtividade no trabalho e, dependendo do grau, pode impedir que a pessoa faça alguns exercícios também. Preocupante, não é mesmo? 

    O pior de tudo é que muitas vezes, essas dores são causadas por hábitos ruins. Ou seja, a não ser que tenha problema na coluna ou alguma outra doença mais séria, esses desconfortos podem ser evitados apenas com mudanças no nosso dia a dia. 

    Não faça parte dos 80% que terão dores nas costas, cuide-se agora mesmo. Explicaremos a seguir quais os hábitos que mais causam dores nessas regiões e algumas dicas de como melhorá-los. 

    Essas pequenas mudanças podem aliviar desconfortos imediatos, prevenir problemas mais sérios na coluna e evitar que as dores sejam constantes na sua vida. Acompanhe e mude de hábitos agora mesmo!

    Confira os vilões que causam dores nas costas

    Os hábitos errados são os grandes vilões nesses casos. Isso porque, na grande maioria das vezes, as pessoas não percebem que essas atitudes estão provocando dores. 

    Prestar atenção nesses hábitos e corrigi-los é muito importante. As dores nas costas não são problemas de uma faixa etária. Jovens, adultos e idosos podem sofrer com esses desconfortos, então cuidado. 

    Postura errada é a maior vilã

    Manter a postura inadequada enquanto realiza as principais atividades do dia é extremamente perigoso, podendo causar danos sérios à coluna. 

    Isso porque, a postura errada pode causar uma pressão extra sobre os músculos e ligamentos dessa região, exercendo uma pressão adversa sobre os discos na parte inferior das costas. 

    Ao andar, sentar, deitar, trabalhar, se exercitar. Em todas as situações, devemos estar atentos a nossa postura. Muitas vezes, sem perceber, curvamos os ombros, a coluna ou sentamos de forma errada. 

    É involuntário. Então a principal dica é sempre prestar atenção em como está sua postura. Nesse exato momento, ela está correta? Se não, se ajuste agora mesmo. 

    A má postura é ainda mais evidente no trabalho – sendo ainda mais perigoso, dado que passa-se horas trabalhando. Quem trabalha em frente ao computador, por exemplo, costuma ficar com as costas curvadas ou debruçadas sobre o teclado.

    No momento, pode parecer confortável,  mas não é nada saudável para sua coluna e, a longo prazo, pode causar vários problemas, além de dores. O correto é ficar com a coluna reta e com os pés apoiados no chão e se possível, o computador na altura dos olhos. 

    Uso de bolsas pesadas 

    Ao colocar bolsas e mochilas pesadas, está sobrecarregando a coluna. O problema é ainda maior quando se coloca todo o peso em um lado só, como quando as pessoas usam as bolsas com apenas uma alça em um dos ombros.

    Dessa forma, os pesos ficam desiguais, colocando tudo em apenas um lado. O que desequilibra a postura. Então, distribua sempre o peso nas costas e evite carregar bolsas muito pesadas. 

    Colchão mole pode ser um problema

    Você sabia que passamos ⅓ da vida dormindo? Isso significa que ficamos muito tempo na cama e desta forma, o colchão em que usamos impacta diretamente na nossa qualidade de vida. 

    Colchões moles ou antigos podem causar danos na coluna. Afinal, ao deitar, o colchão afunda e as costas não ficam eretas como deveriam. Além das posições corretas para dormir – como de lado com um travesseiro entre as pernas – contar com um colchão firme é o mais indicado. 

    Falta de atividade física

    Se exercitar regularmente é importante para fortalecer os músculos do corpo de forma progressiva e suave. Caso isso não seja feito, terá maiores forças de cisalhamento nos discos e articulações na parte inferior das costas. Situação na qual acelera o processo de desgaste da coluna, causando dores. 

    Encontre uma atividade física que goste e crie uma rotina de exercícios. Dentre tantos benefícios, é uma forma de evitar dores nas costas também. 

    Estresse

    Sabia que estresse causa dores nas costas? É verdade. Os hormônios do estresse causam tensões musculares e dependendo da quantidade de tempo que fica dessa forma, os músculos podem ficar doloridos e ter espasmos. 

    Os das costas e do pescoço, por exemplo, são particularmente mais sensíveis aos efeitos do estresse. É por isso que existe o ditado popular: tentar carregar o mundo nas costas. Além de ser impossível, causa muitas dores!

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.