Muitas pessoas acima de 70 anos não conseguem se virar sozinhas, por isso necessitam de cuidados especiais. Mas você sabe como conseguir emprego de cuidador de idosos? Esse emprego está em alta e representa uma boa opção para quem busca uma nova alternativa de renda.
O envelhecimento da população brasileira é uma realidade. De acordo com dados do IBGE, o número de idosos no país cresceu 40% entre 2012 e 2021. Essa estatística também revela uma tendência: o aumento na contratação de cuidadores de idosos.
Neste artigo, reunimos algumas dicas de como aumentar as chances de ocupar uma vaga de cuidador de idosos. Acompanhe!
O que faz um cuidador de idosos?
O cuidador tem o papel de suprir a ausência dos familiares, que não podem fazer companhia para o idoso em virtude do trabalho. Logo, a sua função é acompanhar e ajudar em tarefas básicas do dia a dia.
Cabe ao cuidador elaborar uma rotina para o idoso, pensando no seu bem-estar, na saúde e também no estímulo à autonomia. A jornada de trabalho da categoria pode chegar a 12 horas por dia.
Entre as principais atribuições do cuidador, vale destacar:
- monitorar a insulina;
- cuidar do preparo dos alimentos;
- acompanhar em passeios e atividades externas;
- prestar assistência com mobilidade;
- cuidar da higiene;
- trocar de roupas;
- dar os remédios nos horários adequados;
- zelar pelo bem-estar geral do idoso.
Qualquer procedimento técnico, como aplicar uma injeção ou passar uma sonda, não são responsabilidades do cuidador de idosos, mas sim de um profissional com formação em técnico de enfermagem.
Além disso, tarefas domésticas como fazer faxina na casa do idoso também não fazem parte da lista de atribuições do profissional.
Passos para conseguir emprego de cuidador de idosos
1 – Adquira uma formação na área
Por mais que a função não exija diploma universitário, um curso de qualificação profissional na área faz toda a diferença durante o processo seletivo. Então, procure uma instituição reconhecida e participe da formação, que dura em média 160 horas.
2 – Elabore um bom currículo
Qualquer pessoa em busca de uma oportunidade de trabalho precisa elaborar um bom currículo. Sendo assim, o documento deve reunir:
- Dados pessoais: nome completo, endereço e dados para contato;
- Histórico profissional: detalhes sobre as experiências anteriores que são relevantes para a vaga. Cada emprego citado tem período de atuação, descrição das responsabilidades e nome do empregador.
- Formação: lista os cursos realizados pelo profissional, com informações sobre instituições de ensino e período (data de início e término).
- Informações adicionais: esta seção é uma boa área do currículo para incluir CNH e disponibilidade de horários.
3 – Escreva uma carta de apresentação
O currículo, entregue pessoalmente ou por e-mail, pode ser acompanhado de uma carta de apresentação. Esse documento tem a função de causar uma primeira impressão positiva, destacando as suas maiores qualidades e aptidões.
Então, na hora de escrever o texto da carta, mostre que você preenche os requisitos da vaga, ou seja, que possui as competências técnicas e comportamentais que são consideradas importantes para o cargo.
4 – Busque por emprego nos lugares certos
Os setores que mais contratam cuidadores de idosos no Brasil são: instituições de longa permanência (asilos e casas de repouso), associações de defesa de direitos sociais, clínicas e residências geriátricas, organizações religiosas, albergues assistenciais e empregadores domésticos.
5 – Tenha referências
Ex-empregadores satisfeitos são boas referências para incluir no currículo. Logo, converse com as empresas e pessoas para as quais você trabalhou e peça cartas de referência.
Esse tipo de documento aumenta a credibilidade do seu trabalho em um processo seletivo e serve de comprovação de uma indicação.
7 – Faça networking
Primeiro você deve entregar currículo nas organizações que contratam cuidadores de idosos. Depois, ao conseguir uma vaga, é possível fazer networking e aumentar as chances de conquistar oportunidades melhores.
Amplie a sua rede de contatos e, com o tempo, você vai se tornar um profissional referência.
6 – Divulgue o seu trabalho
Se o seu objetivo é conseguir trabalho em domicílios particulares (home care), então use as redes sociais como ferramenta de divulgação. Mostre que você é um profissional comprometido e dedicado, mas sempre se preocupando com a privacidade do idoso.
7 – Mantenha-se atualizado
Por mais que você tenha boas referências e muita experiência, não pare de estudar. Dessa forma, leia sobre a profissão, assista palestras e faça cursos de aperfeiçoamento, como é o caso das formações que ensinam como cuidar de idosos com Mal de Alzheimer e Parkinson.
Assim, você consegue ter um currículo atualizado e mais interessante aos olhos do competitivo mercado de trabalho.
8 – Prepare-se para a entrevista
A entrevista de emprego é um momento decisivo para a contratação. Então, para ter um bom desempenho na etapa final, considere as seguintes orientações:
- Conheça os direitos e deveres da profissão;
- Leve as cartas de referência para comprovar suas indicações;
- Coloque, dentro de uma pasta, os certificados dos cursos realizados.
Outro ponto importante é conhecer as perguntas mais comuns na entrevista para cuidador de idosos. Em suma, o entrevistador quer saber o que o candidato pensa sobre os idosos, as motivações para trabalhar na área e as atividades práticas que sabe realizar.
Conclusão
Cuidador de idosos é a ocupação que mais cresceu nos últimos anos. A alta de trabalhadores da área está de acordo com a demanda de serviços, afinal, há mais de 31 milhões de idosos no Brasil e muitos deles necessitam de cuidados.
Agora você já sabe como conseguir emprego de cuidador de idosos. Siga as orientações e aumente as suas chances de ser contratado em poucas semanas.