Nossa persona online pode refletir seus valores e habilidades profissionais quando você compartilha conteúdo online. Não importa se você só usa as mídias sociais ocasionalmente. O que você cria, compartilha ou reage se torna parte dessa narrativa pública.
Você deve colocar algum esforço e recursos em sua marca de mídia social. De acordo com a maioria dos profissionais de marketing de negócios e consumidores que conhecem as estatísticas, a mídia social é crucial para a construção de uma marca.
O número de usuários ativos de mídia social ultrapassou 3,8 bilhões, de acordo com um relatório de 2020. Isso é bastante notável, considerando os 4,5 bilhões de usuários de internet no mundo.
Mais do que 80% dos consumidores tendem a avaliar as marcas que seguem nas mídias sociais em busca de soluções.
Branding era tudo sobre mídia impressa, anúncios de transmissão e boletins informativos na época. Ainda assim, foi só quando o Facebook foi lançado há pouco mais de uma década que as empresas começaram a prestar atenção nele como uma poderosa ferramenta de marketing.
Pode haver muita confusão e incerteza em torno da estratégia de mídia social. Neste artigo, realizamos uma análise aprofundada das mídias sociais e como você pode construir sua marca.
As pessoas concebem a marca como a criação de logotipos atraentes ou conjuntos de cores, e é muito mais do que uma foto de capa. Nem se trata de gastar muito em anúncios ou criar conteúdo clickbait. Em vez disso, você pode pensar em uma marca como a forma como as pessoas percebem seu produto, negócio ou até mesmo você como pessoa.
Branding é garantir que a percepção das pessoas seja a que você deseja que elas tenham. Portanto, você precisa moldar como deseja que as pessoas se sintam, mesmo que não promova ativamente sua marca.
Para construir uma marca, você precisa adotar uma abordagem consistente em todas as interações que você tem com seus clientes.
Não há necessidade de estar ativo em todas as plataformas de mídia social ao assumir a marca na web. Em vez disso, saiba quais sites de mídia social são mais apropriados para sua marca.
A maioria dos usuários do Facebook tem entre 18 e 44 anos, enquanto a maioria dos usuários do Instagram tem 18 e 24 anos. Portanto, seria melhor que uma empresa usasse o Facebook em vez do Instagram se seu público-alvo fosse mais envelhecido.
Você pode usar essas informações para identificar quais redes sociais são mais importantes para alcançar seus objetivos pesquisando seu público-alvo, construindo personas abrangentes e construindo uma estratégia abrangente.
Em vez de perseguir números inatingíveis, você deve se concentrar em criar conteúdo consistente e se conectar com seu público. Embora seja crucial ter muitos seguidores, isso não garante o sucesso do marketing.
Construir um público decente leva tempo e não é algo que você pode fazer da noite para o dia. No entanto, modelos de diretrizes de marca e um bom planejamento podem ajudar muito a definir sua marca e seus presença on-line.
É importante permanecer autêntico com quem você é e se abrir e mostrar seu lado real.
Se você é um empreendedor, poste fotos do seu dia a dia e da rotina do dia. Se você é uma organização, compartilhe fotos de seus funcionários ou eventos. É sempre bom colocar um rosto em um nome ou uma marca.
Os usuários de mídia social anseiam por autenticidade. As marcas se perdem na corrida para fazer melhor e acabam se transformando em alguém que não são. Você não pode simplesmente enviar conteúdo, mas precisa mostrar seu lado humano.
Construir sua marca nas mídias sociais é mais do que apenas publicar postagens e obter curtidas. Se você quer ter sucesso nas mídias sociais, precisa de uma estratégia sólida.
Contratar um assistente de redes sociais pode ajudá-lo não apenas a obter conselhos de especialistas, mas também liberte seu tempo para que você possa se concentrar em outras tarefas essenciais.
Se você achar caro contratar um gerente de mídia social em tempo integral ou um assistente, poderá procurar outras opções, como contratar um assistente virtual de redes sociais para seu negócio.
Os assistentes remotos são qualificados, treinados e experientes em campanhas de mídia social e podem produzir os mesmos resultados que um funcionário em tempo integral a um custo muito menor.
Conteúdo alerta: saiba como fazem para Hackear Instagram e proteja sua conta.
Atualize suas contas de mídia social
Decida em quais contas de mídia social você se concentrará e exclua todas as contas mais antigas que não estiver mais usando. Em seguida, certifique-se de ter informações completas e precisas sobre as redes que planeja usar. Então, você direcionará o tráfego para as redes que mostrarão seu trabalho e você.
A construção da marca leva tempo, dedicação e dedicação não acontece da noite para o dia. Por exemplo, como aponta o Brandchannel, a Nike levou 15 anos para manter uma abordagem de ‘entrega de 360 graus’. Ao fazer isso, a marca foi consistente em todos os produtos, publicidade e atendimento ao cliente.
Contas de mídia social bem definidas causam uma impressão duradoura em seu público e deixe-os saber que você está aqui para causar uma boa impressão.
O jogo de mídia social tem tudo a ver com publicar conteúdo regularmente e com consistência.
No entanto, isso não significa que você deve produzir conteúdo infinito. Em vez disso, mantenha sua estratégia de mídia em andamento criando um calendário de conteúdo e postando com frequência.
Você pode ver que tipo de mensagem está enviando se tiver uma estratégia documentada. Ao alternar postagens promocionais com conteúdo que agrega valor, você pode manter um equilíbrio. Além disso, agendar atualizações com antecedência permite economizar tempo.
É uma boa ideia postar conteúdo diariamente, mas você pode pular um ou dois dias se ainda não tiver conteúdo de qualidade. Não compartilhe postagens de baixa qualidade ou excessivamente promocionais. Em vez disso, compartilhe postagens de qualidade.
Para se tornar uma marca eficaz, uma empresa precisa se conectar com sua comunidade do setor. Você pode conseguir isso juntando-se a todos os grupos e comunidades certos.
Descubra quais comunidades e grupos são relevantes para você e torne-se um membro. Você pode então compartilhar informações e ouvir o que seu público tem a dizer.
É uma ótima oportunidade para você conversar com seu público. Conecte-se com seu público por meio dos grupos, não para fins de marketing.
Os profissionais de marketing geralmente seguem a regra 80-20, ou seja, compartilham 80% de conteúdo educacional com 20% promocional. E sim, é essencial ter um mix de conteúdo para gerar vendas. No entanto, quando seu público vê o lado humano da sua marca, eles se conectam com ela muito mais facilmente e em um nível mais profundo.
Uma das vantagens mais significativas do branding é mostrar ao seu público que você é mais do que uma empresa que quer ganhar dinheiro.
Os consumidores não querem mais ver as marcas como organizações grandes e sem rosto. Em vez disso, eles querem ver humanos envolvidos na marca. É a melhor maneira de criar confiança e lealdade.
Não se distraia com jargões e conversas corporativas. Você descobrirá que seu público ficará mais ansioso para se conectar e se envolver se você ‘cair na real’ com eles.
O marketing de influenciadores é uma forma de marketing de mídia social. Inclui anúncios de afirmação e de produtos/serviços por influenciadores, indivíduos e organizações que têm um grau percebido de conscientização ou impacto social em seu campo.
Os influenciadores são ótimos em criando vídeos na forma de bobinas ou TikTok para interagir com seu público.
Produzir conteúdo novo e envolvente pode parecer fácil, mas pode ser uma tarefa e tanto para alguém que não é um artista. Contratar um influenciador pode ajudá-lo a criar conteúdo que seu público vai adorar. Além disso, você pode usar o software de marketing de influenciadores para identificar influenciadores que se adequarão à sua marca e criar parcerias com eles.
A mídia social pode ser uma ótima ferramenta para aumentar sua presença online, mas à medida que mais marcas entram na onda, a confusão de marketing pode dificultar a concorrência. Portanto, certifique-se de usar as mídias sociais como uma ferramenta de branding e se destacar efetivamente e manter os clientes engajados e interessados.