[ad_1]
A Mozilla introduziu um novo add-on (sua versão de extensões) chamado Firefox Translations. Como o nome sugere, isso é feito para traduções, mas a parte boa é que é feito offline. A ferramenta de tradução funciona localmente e não depende da nuvem. Aqui estão os detalhes.
Traduções do Firefox agora disponíveis
O Firefox Translations faz parte do Projeto Bergamot da UE, que envolve a Universidade de Edimburgo, a Universidade Charles, a Universidade de Sheffield e a Universidade de Tartu. Este plugin é baseado em ferramentas de tradução automática neural, que usam o computador para traduzir a entrada necessária em vez de enviar os dados para centros de dados fora.
Sugere-se que a ferramenta baixe inicialmente alguns recursos enquanto traduz um determinado idioma, mas execute principalmente todo o processo sem enviá-lo para a nuvem.
Isso torna todo o processo privado e seguro e não permite que data centers de terceiros acessem o conteúdo para traduzir, o que pode ser importante e privado às vezes.
Mozila, em postagem do blogdisse, “Nossa solução para isso foi desenvolver uma API de alto nível em torno do mecanismo de tradução automática, portá-la para o WebAssembly e otimizar as operações de multiplicação de matrizes para funcionar com eficiência nas CPUs. Isso nos permitiu não apenas desenvolver o add-on de traduções, mas também permitiu que todas as páginas da web integrassem a tradução automática local, como neste site, que permite ao usuário realizar traduções de forma livre sem usar a nuvem.“
Traduções do Firefox atualmente suporta apenas 12 idiomas, ou seja, espanhol, búlgaro, tcheco, estoniano, alemão, islandês, italiano, norueguês bokmal e nynorsk, persa, português e russo. Isso pode ser uma desvantagem e, comparado ao Google Translate, é bem menor.
Mas, em breve, mais idiomas serão suportados. Para isso, a Mozilla também introduziu um “pipeline de treinamento abrangente para permitir que os entusiastas treinem facilmente novos modelos, ajudando a expandir o alcance do complemento.“
O Firefox Translations já está disponível no Loja de complementos do Firefox e pode ser facilmente instalado. A empresa também pretende receber feedback dos usuários e, como resultado, insta as pessoas a preencherem uma pesquisa disponível no complemento. Então, o que você acha dessa nova ferramenta de tradução que funciona offline? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
[ad_2]