De Lara Croft a Ellie: 6 personagens femininas marcantes no mundo dos games. As mulheres não vêm ganhando espaço apenas no mundo real, mas também no mundo dos games, no qual atuam para dissociar a imagem de donzelas frágeis
As mulheres estão se destacando no mundo dos games cada vez mais. Há muitos jogos em que elas são protagonistas ou anti-heroínas, ganhando força nas figuras centrais das narrativas. Por muito tempo, as personagens femininas eram objetificadas, sendo descritas como “donzelas em perigo” ou até sexualizadas pelas histórias.
Quando você está em busca de uma loja com os melhores games, pode se deparar com Jill Valentine, de Resident Evil, Samus Aran, da série Metroid, Lara Croft e outras que ganharam destaque e elogios de grande parte da comunidade. Confira abaixo uma lista das mulheres marcantes dos games.
1.Lara Croft (Tomb Raider)
Ela nasceu como um símbolo sexy no primeiro Tomb Raider, no ano de 1996, lançado para PSOne, Sega Saturn e PC. A personagem era descrita como uma mulher exploradora, fria e com uma personalidade bruta, que não era muito aprofundada. No início, os games retrataram Lara com representações gráficas altamente sexualizadas da personagem, que possuía roupas curtas e até mesmo movimentos que faziam com que ela ficasse em posições sexuais durante o jogo. Apesar disso, os games de Tomb Raider ainda tinham muito apelo e eram aclamados pelo público.
Com o passar dos anos, as representações dessa personagem foram se transformando, e ela ganhou mais carisma, com roupas capazes de cobrir seu corpo. Outra mudança que o reboot fez foi retirar os traços da sexualização de Lara a partir de uma nova história inédita para a heroína.
2.Jill Valentine (Resident Evil)
Passamos a conhecer Jill Valentine no primeiro Resident Evil, em 1996, lançado no PSOne e Sega Saturn. O game fez um grande sucesso por ser um dos primeiros do gênero terror de sobrevivência a trazer de verdade uma experiência imersiva para os jogadores que ansiavam por sustos e passagens intensas.
Jill era uma das agentes do grupo operativo S.T.A.R.S, unidade da polícia de Raccoon City, que foi verificar um possível acidente com armas biológicas na mansão. Com o passar do tempo, ela se desenvolve na série e chega a protagonizar outros títulos e até mesmo retorna em Resident Evil 5 como vilã. A personagem é uma das poucas dos anos 1990 que não foi retratada como uma donzela frágil. Uma exceção que só evoluiu para influenciar outros games a seguirem o mesmo caminho.
3.Elizabeth (Bioshock Infinite)
Elizabeth é uma personagem que fez sua entrada em BioShock Infinite, o terceiro game da série da 2K, que primeiro estreou para PlayStations 3, Xbox 360 e PC. Pode-se dizer que ela faz o papel da “donzela indefesa” no game, por sua personagem sempre acompanhar Booker e precisar constantemente ser salva nos momentos de perigo. Vale destacar que na época que esse jogo foi lançado, as representações femininas ainda giravam em torno desse estereótipo. De qualquer forma, Elizabeth é uma personagem extremamente poderosa, com o poder de lançar objetos com a sua mente e abrir portais que ligam passado e presente.
4.Samus Aran (série Metroid)
Samus se destaca desde que entrou para o mundo dos games. Lançada no primeiro Metroid, no início a identidade da personagem era mantida em segredo. Somente no final secreto os jogadores tiveram acesso a quem era aquela mulher de armadura robusta que lutava contra os alienígenas. Ela é considerada uma das personagens centrais das marcas Nintendo, sendo presença garantida em todas as versões da série Super Smash Bros.
5.Sadie Adler (Red Dead Redemption 2)
Sadie Adler é uma das principais personagens de Red Dead Redemption 2, lançado em 2018 para PS4, Xbox One e PC. Além disso, ela também está presente na expansão multiplayer Red Dead Online, mas sem a mesma força que é vista na campanha principal. Sadie era uma camponesa feliz que vivia com seu marido Jake na fazenda local. A personalidade de Sadie muda a partir do momento em que seu marido é assassinado. A partir disso, ela se torna uma máquina de vingança contra aqueles que destruíram sua família. Sadie Adler é personagem garantida em sequências de tiroteio e está sempre a postos para proteger aliados.
6.Ellie (The Last of Us)
Ellie é uma criação da Naughty Dog, que tem produzido boas personagens nos últimos anos, sendo uma das heroínas mais importantes. Sua primeira aparição foi no primeiro The Last of Us e ao longo dos anos foi ganhando ainda mais relevância.
Ellie é uma personagem forte e é uma protagonista que cresce em cada cena em que aparece. Ela era uma jovem que fazia parte de um futuro pós-apocalíptico, sendo a única pessoa imune, até onde se sabe, à uma infecção que havia devastado a humanidade. Sua personagem deveria ser a chave para reconstruir o mundo, mas não acaba bem assim. Sua jornada marcou gerações com o primeiro game e conseguiu impactar novos níveis com a segunda aventura.