[ad_1]

    Embora a arquitetura de 3nm da TSMC ainda não tenha sido adotada pela empresa para seu processo de fabricação de chips, a Samsung acaba de anunciar que já começou a produzir chipsets baseados em sua tecnologia de processo de 3nm com arquitetura GAA. Com o início da fabricação, a Samsung venceu com sucesso a fabricante de chips taiwanesa, tornando-se a primeira empresa de semicondutores a adotar o nó de 3 nm. Aqui estão os detalhes!

    Samsung começa a fabricar chipsets de 3nm

    Samsung compartilhou recentemente um post oficial da redação para anunciar a produção inicial de seu nó de processo de 3 nm com arquitetura Gate-All-Around (GAA). A empresa diz que o nó de 3 nm juntamente com a arquitetura GAA Multi-Bridge Channel FET (MBCFET) “Desafia as limitações de desempenho do FinFET, melhorando a eficiência de energia reduzindo o nível de tensão de alimentação, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho aumentando a capacidade de corrente do drive.”

    A Samsung também destaca que o novo processo de fabricação oferece uma melhoria de 45% na eficiência energética, 23% de melhoria no desempenho e 16% de redução na área de superfície para chipsets em comparação com seu processo anterior de 5 nm. No futuro, a empresa pretende aumentar o desempenho para 30% e reduzir o consumo de energia e o tamanho em 50% e 35%, respectivamente.

    Samsung começa a fabricar chipsets de 3nm
    Imagem: Samsung

    “A Samsung cresceu rapidamente à medida que continuamos a demonstrar liderança na aplicação de tecnologias de última geração à fabricação, como o primeiro portão de metal High-K da indústria de fundição, FinFET, bem como EUV. Buscamos continuar essa liderança com o primeiro processo de 3nm do mundo com o MBCFET. Continuaremos a inovar ativamente no desenvolvimento de tecnologia competitiva e criaremos processos que ajudem a acelerar a maturidade da tecnologia,Disse o Dr. Siyoung Choi, presidente e chefe do negócio de fundição da Samsung.

    A Samsung mencionou que a aplicação inicial da mais recente tecnologia de processo de 3 nm está limitada a chipsets para sistemas de computação de alto desempenho e baixo consumo de energia. Embora, a empresa pretende adotar o mesmo para a fabricação de chips móveis no futuro.

    Agora, tornar-se a primeira empresa a adotar o processo avançado de 3nm para fabricação de chips dá à Samsung uma vantagem sobre seu concorrente TSMC. No entanto, de acordo com para Bloombergisso não afetará a participação de mercado deste último nem o crescimento das vendas nos próximos 12 meses a menos que a Samsung prove que seu processo de 3nm pode ser tão econômico quanto o processo N3 avançado da TSMC. Se a gigante coreana conseguir isso, poderá receber pedidos de contratos da Apple, Qualcomm e outros gigantes do setor.

    Adicionalmente, Bloomberg informa que a Samsung irá fabricar inicialmente os chipsets de 3nm em suas instalações de Hwaseong na Coréia antes de expandir para Pyeongtaek. Além disso, a empresa está supostamente construir uma enorme fábrica de chips no Texas, que terá a capacidade de produzir chipsets de 3 nm no futuro. No entanto, a referida fábrica não está programada para iniciar a fabricação em massa até 2024.

    [ad_2]

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.