[ad_1]

    Os cientistas e pesquisadores da NASA estão trabalhando para desenvolver novos tipos de robôs que podem procurar formas de vida em outros planetas no espaço e a ideia de robôs do tamanho de smartphones que podem nadar em oceanos gelados para encontrar evidências de formas de vida recebeu um prêmio significativo. como parte do programa de Conceitos Avançados Inovadores (NIAC) da NASA. Confira os detalhes logo abaixo!

    Robôs SWIM da NASA em desenvolvimento!

    NASA, através de um recente comunicado de imprensa oficial, anunciou que planeja desenvolver enxames de minúsculos robôs nadadores que serão capazes de atravessar crostas congeladas de oceanos gelados e cavar mais fundo para encontrar formas de vida em planetas distantes. Esses robôs, apelidado de SWIM (Sensing With Independent Micro-Swimmers)serão embalados dentro de uma sonda estreita de derretimento de gelo que lhes permitirá derreter crostas de gelo em corpos de água congelados para ir mais fundo em busca de formas de vida.

    Cada um desses robôs teria seu próprio sistema de propulsão, sistema de computação a bordo e sistema de comunicação por ultrassom. Haverá também sensores simples para temperatura, salinidade, acidez e pressão. Além disso, diz-se que carrega sensores químicos relevantes para monitorar biomarcadores (sinais de vida) em outros planetas.

    A ideia principal dos robôs SWIM foi desenvolvida pelo engenheiro de robótica da NASA em seu Jet Propulsion Laboratory, Ethan Schaler. O conceito recebeu um financiamento de US $ 125.000 em 2021 como parte do financiamento da Fase I da NASA no programa NIAC para estudar o design e a viabilidade desses robôs. Agora, foi premiado com US $ 600.000 sob o financiamento da Fase II do NIAC, que permitirá à equipa desenvolver e testar protótipos 3D dos robôs SWIM nos próximos dois anos.

    “Minha ideia é, onde podemos pegar a robótica miniaturizada e aplicá-la de maneiras novas e interessantes para explorar nosso sistema solar? Com um enxame de pequenos robôs nadadores, podemos explorar um volume muito maior de água oceânica e melhorar nossas medições ao ter vários robôs coletando dados na mesma área.” Schaler disse em um comunicado.

    No futuro, a NASA planeja implantar esses robôs SWIM em forma de cunha, que têm cerca de 5 polegadas de comprimento e 3-5 polegadas cúbicas de volume, na missão Europa Clipper, programada para 2024. E como os robôs SWIM podem “reunir-se “Junto para coletar dados relevantes (uma ideia inspirada em peixes ou pássaros), a margem de erro seria mínima.

    Então, quais são seus pensamentos sobre os novos robôs SWIM da NASA? Deixe-nos saber nos comentários abaixo e fique ligado para mais histórias interessantes.

    [ad_2]

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.