[ad_1]

    A Arm anunciou sua nova GPU Immortalis para dispositivos móveis, que oferece ray tracing baseado em hardware em smartphones. Esta é a primeira vez para Arm. Novas CPUs Armv9 de segunda geração também foram introduzidas. Todos eles formam as Soluções de Computação Total da Arm (TCS22). Aqui estão todos os detalhes para saber.

    GPU Arm Immortalis-G715: especificações e recursos

    A GPU Arm Immortalis-G715 destina-se a fornecer uma ‘experiência de jogo definitiva’ com suporte para jogos AAA. Oferece recursos como rastreamento de raio de hardware, que oferece uma experiência de jogo realista com iluminação e sombras reais. Isso, no entanto, pode afetar o SoC. O Immortalis-G715 usou apenas 4% da área central do shader e pode oferecer um desempenho 300% aprimorado por meio da aceleração de hardware.

    braço novo gpus lançado
    Imagem: braço

    Há também suporte para sombreamento de taxa variável e um novo mecanismo de execução. O Execution Engine pode fornecer duas vezes melhorias no FMA (e fused multiplicar-adicionar) com apenas um aumento de área de 27%.

    Ele suporta 10 núcleos e acima e diz-se que oferecem um desempenho aprimorado de 15% em comparação com as GPUs Mali anteriores. Espera-se também que forneça a ‘maior eficiência energética de todos os tempos’. Além disso, a GPU fornecerá duas vezes melhorias arquitetônicas de ML.

    Além disso, a Arm introduziu as novas GPUs Mali-G715 e Mali-G615, bem como suporte para 7 a 9 núcleos e 6 ou menos núcleos, respectivamente. Ambas as novas GPUs Mali vêm com os mesmos recursos que a GPU Immortalis, exceto pelo recurso de rastreamento de raios baseado em hardware. Eles também vêm com melhorias de PPA (desempenho, potência e área). Essas novas GPUs serão lançadas em 2023.

    CPUs Armv9: especificações e recursos

    Os novos processadores Armv9 incluem o Arm Cortex-X3 e o Arm Cortex-A715, e também há atualizações para o processador Arm Cortex-A510. Espera-se que os novos CPUs Armv9 fornecem um desempenho de pico 25% maior e uma eficiência de energia 20% maior. Enquanto o Cortex-X3 oferece desempenho de thread único 34% aprimorado, o Cortex-A715 pode fornecer um aumento de desempenho de 5% em comparação com a CPU Cortex-A710.

    arm novo cpus armv9 lançado

    Existem melhorias para a CPU Arm Cortex-A510, que é a CPU Armv9 “LITTLE” do ano passado. Isso envolve uma redução de energia de 5%. Os LITTLE núcleos da CPU fornecerão eficiência de energia, resultando em melhor vida útil da bateria. A parte de jogos, desempenho de computação e segurança também foram aprimorados.

    Além disso, a plataforma DynamIQ Shared Unit (DSU-110) também foi atualizada e agora pode ser dimensionada para até 12 núcleos e 16 MB de cache L3.

    [ad_2]

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.