Imagine que duas lojas do mesmo segmento estão localizadas uma do lado da outra. A diferença é que uma delas tem uma fechada linda e chamativa, já a outra tem uma placa com seu nome que mal dá para ler.
Qual das duas você entraria? De acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv), a grande maioria das pessoas preferem as que têm a fachada mais atrativa.
Embora muitos empreendedores focam em encontrar produtos de qualidade, treinar funcionários e encontrar boas soluções para seus clientes e deixam a fachada de lada, 63% dos participantes da pesquisa disseram que elas são essenciais para identificar a loja.
59% das pessoas avaliam se o estabelecimento parece confiável, com produtos de qualidade e se combina com seu gosto apenas observando a fachada. E mais: 57% dos consumidores indicam que decidem se vão ou não entrar no estabelecimento ao olhar a fachada da empresa.
Uma fachada bonita gera confiança às pessoas. Metade dos clientes julga se a loja tem produtos bons apenas olhando à sua frente. Interessante, concorda? Fica evidente a importância de investir em fachadas chamativas e que combinem com a visão da empresa.
Além de chamar mais atenção e clientes, ainda ganha espaço entre a concorrência – entre aqueles empresários que acham que investir em fachadas é perda de tempo! Confira como fazer neste conteúdo.
O que uma fachada bonita diz sobre uma empresa
O que é uma fachada? Esse termo se refere ao letreiro, vitrine e mostruário. Tudo deve estar em harmonia, organizado e bonito para que mesmo de longe o cliente veja e se sinta atraído pela empresa.
O conjunto desses elementos cria uma comunicação visual mais atrativa, proporcionando uma imagem positiva para a loja para as pessoas. O letreiro é ainda mais importante em alguns pontos, dado que identifica a empresa e chama ainda mais atenção.
O fato é que a frente de uma empresa pode ser determinante para o sucesso de seus negócios. Além de atrair mais clientes, como vimos anteriormente, as fachadas têm outros benefícios importantes.
O primeiro deles é o reconhecimento. Em uma rua de comércios, por exemplo, os clientes acham a loja desejada por meio dos letreiros e da fachada. Ainda mais quando são consumidores novos. Além de destaque, um letreiro e fachada atrativa passam prestígio ao estabelecimento.
Afinal, uma empresa com a frente bonita transparece muito mais confiança do que uma com o letreiro mal cuidado, não é mesmo? Cuidar dos “detalhes” é um grande diferencial que atrai e retém clientes.
Então, as fachadas são extremamente importantes e podem aumentar os resultados das empresas, atrair mais clientes, se destacar entre os concorrentes e ter ainda mais sucesso.
A pergunta que fica é:
Como fazer uma fachada atrativa?
Montar uma fachada é mais complexo do que muitos imaginam. O primeiro passo é fazer uma vitrine ampla, chamativa, organizada, com produtos atrativos – a venda no varejo, por exemplo, começa no momento em que o cliente vê um ítem legal na vitrine e entra para conferir mais produtos.
É possível decorar as vitrines, mas sem exagero para não a poluir visualmente. Já os letreiros e toda a fachada que vai acima da vitrine, na parte superior da entrada, exige mais cuidados.
É preciso ter criatividade, mas sem exagero. Adicionar as cores que passam os valores da empresa, colocar o logo da marca, nome do negócio, letreiros e – se precisar – imagens para chamar atenção do público.
Para planejar tudo isso, é legal contar com designers ou outros profissionais da área para chegar em uma fachada bonita e atrativa que condiga com a mensagem que a empresa quer passar.
Já a parte da estrutura da fachada, as empresas têm algumas opções, como aço, alumínio, latão polido, acrílico, entre outras. Uma das mais conhecidas é o material ACM (Aluminum Composite Material), no qual é formado por duas lâminas do elemento metálico com núcleo de polietileno de baixa densidade.
É uma opção mais leve, fácil de instalar, com ótimo custo benefício, versátil e linda. A chapa de ACM deixa a fachada com cores vibrantes, brilhantes e com a nitidez necessária para empresas que optam por logo e desenhos na fachada.
As fachadas de acm são alternativas incríveis. Procure por empresas que produzam letreiros com esse material e fará uma fachada atrativa sem dores de cabeça.