Imagine que duas lojas do mesmo segmento estão localizadas uma do lado da outra. A diferença é que uma delas tem uma fechada linda e chamativa, já a outra tem uma placa com seu nome que mal dá para ler. 

    Qual das duas você entraria? De acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv), a grande maioria das pessoas preferem as que têm a fachada mais atrativa.

    Embora muitos empreendedores focam em encontrar produtos de qualidade, treinar funcionários e encontrar boas soluções para seus clientes e deixam a fachada de lada, 63% dos participantes da pesquisa disseram que elas são essenciais para identificar a loja. 

    59% das pessoas avaliam se o estabelecimento parece confiável, com produtos de qualidade e se combina com seu gosto apenas observando a fachada. E mais: 57% dos consumidores indicam que decidem se vão ou não entrar no estabelecimento  ao olhar a fachada da empresa. 

    Uma fachada bonita gera confiança às pessoas. Metade dos clientes julga se a loja tem produtos bons apenas olhando à sua frente. Interessante, concorda? Fica evidente a importância de investir em fachadas chamativas e que combinem com a visão da empresa.

    Além de chamar mais atenção e clientes, ainda ganha espaço entre a concorrência – entre aqueles empresários que acham que investir em fachadas é perda de tempo! Confira como fazer neste conteúdo.

    O que uma fachada bonita diz sobre uma empresa

    O que é uma fachada? Esse termo se refere ao letreiro, vitrine e mostruário. Tudo deve estar em harmonia, organizado e bonito para que mesmo de longe o cliente veja e se sinta atraído pela empresa. 

    O conjunto desses elementos cria uma comunicação visual mais atrativa, proporcionando uma imagem positiva para a loja para as pessoas. O letreiro é ainda mais importante em alguns pontos, dado que identifica a empresa e chama ainda mais atenção. 

    O fato é que a frente de uma empresa pode ser determinante para o sucesso de seus negócios. Além de atrair mais clientes, como vimos anteriormente, as fachadas têm outros benefícios importantes. 

    O primeiro deles é o reconhecimento. Em uma rua de comércios, por exemplo, os clientes acham a loja desejada por meio dos letreiros e da fachada. Ainda mais quando são consumidores novos. Além de destaque, um letreiro e fachada atrativa passam prestígio ao estabelecimento.

    Afinal, uma empresa com a frente bonita transparece muito mais confiança do que uma com o letreiro mal cuidado, não é mesmo? Cuidar dos “detalhes” é um grande diferencial que atrai e retém clientes. 

    Então, as fachadas são extremamente importantes e podem aumentar os resultados das empresas, atrair mais clientes, se destacar entre os concorrentes e ter ainda mais sucesso. 

    A pergunta que fica é: 

    Como fazer uma fachada atrativa? 

    Montar uma fachada é mais complexo do que muitos imaginam. O primeiro passo é fazer uma vitrine ampla, chamativa, organizada, com produtos atrativos – a venda no varejo, por exemplo, começa no momento em que o cliente vê um ítem legal na vitrine e entra para conferir mais produtos. 

    É possível decorar as vitrines, mas sem exagero para não a poluir visualmente. Já os letreiros e toda a fachada que vai acima da vitrine, na parte superior da entrada, exige mais cuidados. 

    É preciso ter criatividade, mas sem exagero. Adicionar as cores que passam os valores da empresa, colocar o logo da marca, nome do negócio, letreiros e – se precisar – imagens para chamar atenção do público.

    Para planejar tudo isso, é legal contar com designers ou outros profissionais da área para chegar em uma fachada bonita e atrativa que condiga com a mensagem que a empresa quer passar.

    Já a parte da estrutura da fachada, as empresas têm algumas opções, como aço, alumínio, latão polido, acrílico, entre outras. Uma das mais conhecidas é o material ACM (Aluminum Composite Material), no qual é formado por duas lâminas do elemento metálico com núcleo de polietileno de baixa densidade.

    É uma opção mais leve, fácil de instalar, com ótimo custo benefício, versátil e linda. A chapa de ACM deixa a fachada com cores vibrantes, brilhantes e com a nitidez necessária para empresas que optam por logo e desenhos na fachada.

    As fachadas de acm são alternativas incríveis. Procure por empresas que produzam letreiros com esse material e fará uma fachada atrativa sem dores de cabeça.

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.