Não há uma maneira certa de organizar sua casa. Qualquer estratégia que você escolher tem que trabalhar com seu estilo de vida, hábitos e gostos. Mas existem algumas estratégias testadas e comprovadas que podem aumentar a eficácia de qualquer sistema.

    Desde estar ciente dos pontos críticos de desordem até identificar sinais de alerta de que seu método de organização não está funcionando, aprendemos algumas abordagens inteligentes com os profissionais para que você possa economizar tempo, dinheiro e estresse que vêm com a vida em um covil de transtorno.

    1. Rejeite objetos inúteis

    “Sempre me surpreende como as pessoas tornam difícil a organização por si mesmas”, disse Kate Brown, organizadora profissional certificada. Sua sugestão: “Faça tudo uma operação com uma mão. Por exemplo, não esconda o cesto da roupa suja na parte de trás do armário.

    Em vez disso, use uma lixeira aberta onde você pode jogar suas roupas do outro lado da sala. “E evite as tampas a quase todo custo”, ela insiste. Usar recipientes abertos para coisas que você usa com frequência, como produtos de higiene pessoal e suprimentos de cozinha, torna mais fácil guardá-los.

    Este conselho se aplica até mesmo a latas de lixo. Brown recomenda investir em um com uma alavanca que você pode pisar para abrir a tampa, assim você pode eliminar bagunça de roupas e organizar sua casa. Quanto menos etapas, melhor será o sistema de organização.

    2. Não compre recipientes de armazenamento antes de limpar a bagunça

    “Quando as pessoas querem se organizar, a primeira coisa que geralmente fazem é sair correndo e comprar suprimentos de armazenamento”, diz Julie Isaacs, organizadora profissional e fundadora da Uncluttered Home. Mas isso é realmente ao contrário.

     O objetivo, ela explica, é avaliar por que você tem tanto material para começar – não encontrar novas maneiras de guardar seu lixo. Você não terá nenhuma ideia do que realmente precisa em termos de recipientes ou prateleiras até que tenha purgado.” Ao decidir o que manter e o que jogar fora, lembre-se sempre da “regra 80/20”.

    “É a teoria de que a maioria de nós usa apenas 20% do que temos. Esse é um bom ponto de partida para perceber que você está cercado por muitas coisas das quais provavelmente não precisa”, diz Isaacs.

    Além disso, não só reduzir o volume do seu material economizará dinheiro em suprimentos de armazenamento, mas também evitará a dor de cabeça de lidar com itens em excesso em uma emergência ou situação de última hora.

    3. Procures sinais de bagunça

    Se uma sala ainda parecer bagunçada após a limpeza, é hora de melhorar seu sistema organizacional, que, de acordo com Brown, deve permitir que você arrume em 15 minutos ou menos.

    Depois de retirar o que você não precisa – jogar fora ou doar – a próxima etapa é agrupar as coisas com base no uso ou ocasião e armazená-las em recipientes abertos.

    4 Não trate gavetas como qualquer coisa

    “Não há uma gaveta em sua casa que não deva ter organizadores de contêineres”, diz o decorador de interiores Christopher Lowell, autor de Seven Layers of Organization.

    Eles podem ser de qualquer material que você quiser – madeira, tela de arame ou plástico transparente – e estão disponíveis na maioria das lojas de artigos domésticos.

    “sso permite que você separe as gavetas em áreas definidas para versos de coisas específicas, jogando tudo em um grande espaço. Para o quarto, guarde itens do dia a dia – como roupas íntimas e meias – nas gavetas de cima, roupas de ginástica na segunda ou terceira gavetas e calças nas gavetas de baixo.

    No banheiro, mantenha cotonetes e outros itens de uso diário no balcão ao alcance do braço, e ferramentas que você usa ocasionalmente sob o gabinete. Com as coisas que você só usa de vez em quando separadas e longe das coisas que você precisa todos os dias, esses itens essenciais diários serão mais bem organizados e mais fáceis de alcançar e organizar sua casa.

    5. Elimine pontos que provocam desordem

    Superfícies planas como mesa de jantar, mesa de entrada e balcões de cozinha tendem a acumular pilhas mais rápido do que qualquer outro local da casa, e Isaacs aconselha os clientes a tornarem a limpeza de todas as superfícies planas parte de sua rotina noturna – junto com a lavagem do rosto e escovando os dentes.

    Mas se isso não funcionar, seu último truque é bloquear fisicamente qualquer superfície que se tornou um paraíso de desordem. Por exemplo, se você colocar um arranjo de flores no meio da mesa da sala de jantar e colocá-lo com jogos americanos, estará enviando a mensagem de que o espaço não é mais uma zona de despejo.

    6. Guarde uma sacola de descarte no guarda-roupa

    Eu mantenho uma sacola de compras com uma alça na frente do meu armário. Cada vez que eu experimento uma peça de roupa e a tiro de novo porque não faz jus, não cabe, está puxada, manchada ou fora de moda, eu coloco na bolsa, diz Brown. Se você tirou a peça de roupa por qualquer motivo que não seja suja ou não combina, isso significa que não está certo e provavelmente nunca será”, diz ela. Quando a sacola estiver cheia, doe as roupas ou troque-as com um amigo em uma oportunidade de troca.

    7. Classificar itens

    Quando você estiver pronto para arregaçar as mangas e assumir um projeto de organização, siga estas etapas para restaurar (e manter!) A ordem: Primeiro, faça isso de uma vez. Organize sua casa!

    Configure uma área de preparo, como a mesa de jantar, e esvazie tudo o que estiver organizando para que possa localizar duplas, brindes e jogos obrigatórios rapidamente.

    Em seguida, use organizadores como recipientes transparentes e cestas sem tampas para que você possa acessar rapidamente o que resta de sua coleção reduzida.

    Por último, rotule tudo – mesmo se você achar que vai se lembrar, marque as caixas e caixas com descrições fáceis de ler para que não haja dúvidas mais tarde.

    8. Mantenha os itens de casa que você usa todos os dias à vista

    Mantenha os itens que você usa todos os dias à vista – ou pelo menos no nível dos olhos. As coisas que você usa diariamente devem ser as de mais fácil acesso. Enquanto as coisas que você usa de vez em quando devem exigir um banquinho.

    É aqui que as prateleiras altas são úteis. Coisas que você usa apenas uma vez por ano devem exigir uma escada. Pense em sótãos ou prateleiras fora de alcance em uma garagem. Este sistema de armazenamento não apenas tornará mais fácil para você encontrar as coisas que você usa com frequência, mas os itens que você não usa regularmente ficarão organizados até que você precise deles.

    9. Pense sobre o que entra na sua casa

    Pense cuidadosamente sobre o que você permite em sua casa. Considere suas necessidades antes de aceitar roupas de segunda mão ou concordar em armazenar o caiaque de um amigo para o período de entressafra. Se os sapatos não forem do seu tamanho, ignore-os. Se você tiver espaço para se agarrar a algo temporariamente, defina uma data de coleta para que seu porão não se torne uma unidade de armazenamento grátis.

    10. Dê um passo para trás

    Frequentemente, a desordem se torna um acessório tão importante que você olha além dela. Para uma nova perspectiva, imagine que você é um convidado em sua própria casa.

    Anote as coisas que um visitante notaria que você está ignorando, como a pilha de papel que ocupou o canto do balcão da cozinha por meses ou os cobertores espalhados por todo o sofá.

    Em seguida, atualize a sala de volta ao seu estado original, eliminando o que a faz parecer desorganizada. Ainda não está vendo o lixo? Tirar uma foto da sala o forçará a ver o seu espaço através de uma lente diferente.

    11. Estabeleça limites

    Atribua coisas como mobília e suprimentos de artesanato a uma única prateleira ou caixa e deixe o tamanho da área designada ditar quanto você guarda.

    12. Use um calendário

    Dê a si mesmo uma motivação real para finalmente pendurar aquelas fotos de família, planejando um jantar. Ou tente criar um prazo para o projeto DIY em seu porão. Se a data chegar e passar, doe a peça e todos os materiais e siga em frente.

    13. Aprenda a tomar decisões rápidas

    Tentando determinar o que pode ficar e o que deve ir? Se pelo menos uma das seguintes afirmações for verdadeira sobre um item, então é um guardião:

    Eu usei no ano passado. É tempo suficiente para passar por todas as quatro temporadas e ocasiões especiais. Se você ainda não tiver certeza, coloque o item em uma caixa “Doar Mais Tarde”, lacre e marque com a data de um ano a partir de agora. Se você não tiver aberto até então, deixe a caixa.

    Eu preciso ou amo isso. Se não o fizer, não há razão real para insistir nisso. Decida preencher o seu espaço apenas com coisas que realmente funcionem, lhe deem prazer ou festeje a sua família. Lembre-se de que você não pode apreciar o que tem se estiver escondido em um canto escuro de um armário. Você deve enquadrar ou exibir o que considera valer a pena se apegar.

    Isso se encaixa na vida que eu quero viver. Se algo apoia você e seus objetivos futuros (pense em equipamentos de ginástica ou um livro sobre como abrir um negócio), pode ficar. Se for uma dolorosa lembrança do passado (pense em roupas que não servem mais ou itens que pertenceram a um ex), deixe para lá.

    Gostou do artigo? Mande para um amigo e siga o blog curioso do dia para mais notícias!

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.