É fato que escolher um lugar para morar não é uma tarefa simples, afinal, isso envolve diversos fatores, como qualidade de vida, mobilidade, local seguro, facilidades do dia a dia, custo de vida, entre outros.
Esse último pode ser um fator decisivo para muitos, sendo que para outro público, o luxo é justamente o que o atrai. Inclusive, esse nicho do mercado imobiliário, ao contrário do que se pensa, vem crescendo significativamente, mesmo em período de pandemia.
Afinal, a necessidade de mais espaço dentro de casa, fronteiras fechadas e a baixa dos juros, foram fatores que influenciaram diretamente esse mercado, assim como a exclusividade oferecida por ele.
Então, se você pretende investir, é importante fazer as escolhas certas. Por isso, acompanhe o post de hoje e veja quais são as cidades mais luxuosas do Brasil.
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Balneário Camboriú é considerada sinônimo de luxo, belezas naturais e qualidade de vida. Justamente por esse conjunto de fatores, o município foi carinhosamente apelidado de Dubai Brasileira.
Os apartamentos à venda em Balneário Camboriú unem o melhor do luxo e vista de tirar o fôlego, visto que estão localizados em arranha-céus à beira-mar. Inclusive, ela ainda abriga 8 dos 10 maiores prédios do Brasil e os imóveis em Balneário Camboriú se valorizam cada vez mais.
Mas, além dos prédios enormes, BC ainda é famosa por seu potencial turístico, atraindo visitantes de todo o mundo que querem aproveitar um pouco do luxo que ela oferece. São diversas atrações de alta qualidade, como restaurantes, bares e clubes, que inclusive já ganharam diversos prêmios ao redor do mundo.
Brasília, Distrito Federal
Ainda que nossa visão sobre Brasília remeta ao sistema político corrupto de nosso país, não se pode negar que ela é uma das cidades mais promissoras do país para o mercado de luxo. Inclusive, segundo uma pesquisa realizada pela GFK consultoria, de 2006 a 2013 essa área cresceu mais de 86% na região.
Além disso, os imóveis de luxo da cidade estão concentrados no Lago Sul, que é o bairro mais nobre de Brasília. Ali, a renda média dos moradores é de R$23 mil, número que salta para R$38,4 mil entre os declarantes.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Conhecido como “Cidade Maravilhosa”, o Rio de Janeiro é realmente incrível, com paisagens de tirar o fôlego e muito luxo, especialmente em bairros como Leblon, Ipanema e São Conrado.
No entanto, não podemos deixar de lembrar que, infelizmente, essa também é uma das cidades mais violentas do país, não sendo a mais recomendada para quem pretende morar por ali. Assim como a cidade é luxuosa, também é considerada uma das mais caras para se viver.
Em 2019, um aluguel de um apartamento de 85 metros quadrados em bairros nobres custava mais de 5 mil reais.
São Paulo, São Paulo
Assim como o Rio de Janeiro, São Paulo é uma cidade luxuosa, sendo considerada o centro financeiro do Brasil, abrigando empresas nacionais, internacionais, grandes e pequenas.
No entanto, o luxo dessa cidade se concentra na zona sul, oferecendo segurança, mobilidade, espaços de cultura, lazer, área verde e alto IDH. Alguns exemplos de bairros nobres de São Paulo são Ibirapuera, Jardim Europa, Itaim Bibi, Moema e Higienópolis.
Belo Horizonte, Minas Gerais
Belo Horizonte é uma das melhores capitais para se viver, assim como inspira luxo e qualidade de vida aos moradores. Além disso, o custo de vida é muito parecido com as outras capitais, mas com o diferencial de que a qualidade de vida oferecida aos habitantes é mais alta.
Os bairros nobres abrigam imóveis de alto padrão, estrutura de qualidade, segurança, acessibilidade e diversão sem precisar enfrentar muito trânsito para chegar onde deseja. Os mais famosos são Savassi, Belvedere, Pampulha, São Bento e Lourdes.
Florianópolis, Santa Catarina
A Ilha da Magia tem esse apelido principalmente pelas belezas naturais e paisagens deslumbrantes. No entanto, não podemos deixar de destacar que essa é uma das cidades mais desenvolvidas do país, assim como conta com muito luxo e diversão.
Além do turismo, outro setor forte da economia é o tecnológico e justamente por isso Florianópolis é considerada o Vale do Silício da América Latina, sendo inclusive uma das cidades mais inteligentes do país.
Curitiba, Paraná
Curitiba é uma cidade ecologicamente correta, sendo inclusive conhecida como cidade modelo. Além disso, ela sozinha representa 1,4% do PIB Brasileiro, abrigando corporações dos mais variados tipos, até mesmo multinacionais. Ela também possui mais de 50 m2 de área verde por habitante e IDH altíssimo de 0,823, sendo também muito luxuosa e com boa qualidade de vida.
Portanto, como você viu, nem sempre o luxo é sinônimo de qualidade de vida. Afinal, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, por mais incríveis que sejam, também são violentas.
Sendo assim, se pretende morar em uma das cidades mais luxuosas do Brasil, é importante considerar fatores como qualidade de vida e segurança para garantir o melhor investimento.