O termo cloud computing ou ,traduzido ao português, computação na nuvem, é um dos mais famosos e conhecidos no mundo da tecnologia. Se trata de uma solução tecnológica, verdadeiramente revolucionária.

    É um conceito tecnológico que auxilia o dia a dia de muitas empresas, se tornando um modelo de negócio eficiente, no qual aumenta produtividade e resultados do negócio. Esse conceito reúne ideias diversas.

    Entre as principais, comunicações entre computadores, prestação de serviços ou metodologias de desenvolvimento de aplicações e em especial, o armazenamento de informações. Tudo isso no conceito tecnológico mais falado dos últimos tempos, na nuvem. 

    Basicamente, o cloud computing é a realização de todas essas atividades pela nuvem. É a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, onde recursos compartilhados, software e informações são fornecidas com acesso facilitado por meio de qualquer computador, tablet ou celular conectado à Internet – de onde estiver, na hora que desejar.

    Cloud computing traz uma série de vantagens para pessoas físicas que precisam armazenar e compartilhar informações, fotos, vídeos sem precisar encher a memória do dispositivo e precisar ficar baixando tudo isso.

    Entretanto, essa solução é revolucionária para empresas que podem melhorar a comunicação interna, armazenar dados, compartilhar informações e permitir que todos os departamentos tenham acesso a tudo isso com apenas alguns cliques. 

    As operações ficam mais rápidas, fáceis, os erros de comunicação são diminuídos e o fluxo de trabalho melhorado. São muitas vantagens! Diversos softwares de gestão empresarial usam o conceito de cloud computing e toque único.

    É a tecnologia – mais uma vez – revolucionando a rotina das empresas, facilitando e otimizando uma série de processos.

    Entenda o que é cloud computing, como funciona, seus benefícios e muito mais. Tudo que precisa saber sobre esse termo, acompanhe! 

    O que é cloud computing?

    Cloud computing é uma tecnologia que hospeda os mais variados recursos, programas e informações na internet. Dessa forma, essa solução permite que o usuário acesse tudo o que precisa por meio de qualquer computador, tablet ou telefone celular que tenha acesso a internet. 

    O grande diferencial é que em empresas, por exemplo, o colaborador não precisa usar o computador em que algum sistema operacional está instalado. De qualquer máquina, com o cloud computing, é possível acessar todos os dados, documentos e recursos da empresa. 

    Exemplos na prática:  documentos no Google Docs, ouve música no Spotify ou Deezer, Netflix, AmazonPrime, Globoplay ou qualquer outro streaming, são exemplos de ferramentas que utilizam cloud computing.

    Isso porque, esses serviços online não exigem o download, instalação e acesso de qualquer tipo de software ou arquivo no seu computador. Para usá-los, basta estar conectado a internet. 

    Redes sociais, streamings, ferramentas de armazenamento, entre outras plataformas, vem de aplicativos hospedados na nuvem – conceito que funciona como um HD da internet.

    Como funciona?

    A nuvem é uma forma de democratizar informações e melhorar a experiência de quem depende de recursos tecnológicos, especialmente, para empresas. É a centralização de dados de fácil acesso por aqueles que têm permissão para isso.

    Vale ressaltar que cloud computing é seguro. Nas organizações, essa solução reduz custos com infraestrutura, espaço, facilita o trabalho remoto, centraliza dados em uma só ferramenta, além de muitos outros benefícios.

    Como funciona? A computação em nuvem usa um servidor remoto para conectar dispositivos dos usuários aos dados e recursos centralizados. Basicamente é um servidor remoto que funciona como um grande HD.

    Armazena todos os dados, ferramentas, programas, soluções, informações pessoais, fotos, vídeos… tudo! O melhor de tudo é que é possível acessá-los de onde estiver, no momento que desejar, basta ter internet – mesmo que o servidor esteja a quilômetros de distância.

    No mundo empresarial, isso significa que os dados, informações e programas essenciais ficarão centralizados na nuvem e disponíveis para que todos os setores os acessem com facilidade.

    Sem que os profissionais da área de rh, por exemplo, precisem se locomover até a sala administrativa, enviar e-mails ou fazer telefonemas para conseguir alguma informação interna.

    Agiliza muito o processo! Só terá acesso quem a empresa permitir, é claro. Existem 3 tipos de computação em nuvem: o público, o privado e o híbrido. 

    Tipos de computação na nuvem

    Nuvem pública: são servidores fornecidos por terceiros e disponíveis para qualquer pessoa ou empresa que queira contratá-los. Nesse caso, o cliente é responsável por tudo que será enviado para a nuvem (backup, fotos, aplicativo ou alguns arquivos).

    O Google Drive, Drop Box, ICloud e 4Shared são exemplos de nuvem pública. A nuvem privada mantém a infraestrutura da nuvem no domínio interno da empresa e oferece acesso restrito a usuários que desejam. 

    A nuvem privada é projetada exclusivamente para a empresa, então, é possível personalizar as funções e criar suportes de acordo com suas necessidades. 

    A nuvem híbrida é a união dos dois anteriores. É a combinação que permite compartilhar dados e aplicativos entre os outros dois tipos de nuvem –  isso é: alguns recursos são utilizados de forma privada, outros são usados do recurso das nuvens públicas. 

    A escolha de qual nuvem usar deve seguir as preferências e necessidades de cada negócio. Cloud computing traz benefícios essenciais para o pleno desenvolvimento de empresas, facilitando sua rotina de trabalho, disponibilizando tempo útil para criação de estratégias de sucesso. 

    É uma ferramenta revolucionária, que pode transformar negócios.

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.