É muito comum as pessoas se perguntarem se a gastrite pode causar dor nas costas, e se essa é também a sua dúvida, chegou no lugar certo!

    Saiba que são raríssimos os casos em que a gastrite pode provocar dores nas costas, e se isso está acontecendo com você, o melhor a fazer é consultar seu médico.

    Se você foi diagnosticado com gastrite, provavelmente quer saber o que pode causar gastrite e os tratamentos mais indicados.

    Portanto, para responder essas e outras perguntas, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre gastrite!

    O que é gastrite?

    Antes de responder a pergunta se a gastrite pode causar dor nas costas, é importante entender um pouco mais sobre gastrite.

    A gastrite corresponde a uma inflamação da mucosa do estômago, que pode ser aguda ou crônica.

    Ela pode ocorrer repentinamente, mas as queimações, dor na boca do estômago ou as dificuldades para digerir desaparecem em alguns dias.

    No entanto, a gastrite pode voltar e evoluir para outro quadro um pouco mais sério.

    Geralmente sem gravidade, a gastrite pode ser provocada pelo consumo de álcool, medicamentos ou ainda uma bactéria, a H. pylori, que sobrevive à acidez do estômago.

    Vale lembrar que a mucosa do estômago tem o papel de proteger a parede deste órgão das secreções ácidas produzidas no momento da digestão. Dessa forma, ela funciona como uma barreira.

    Sem proteção, a parede do estômago será atacada pelas diferentes substâncias produzidas pelo organismo para digerir os alimentos.

    Quais as causas da gastrite?

    É importante também saber quais as outras causas da gastrite, mas saiba que diversas doenças podem fragilizar a mucosa do estômago e aumentar os riscos de desenvolver uma gastrite.

    A gastrite aguda pode ser causada por medicamentos, principalmente anti-inflamatórios não esteroides ou corticoides, se tomados por um longo período.

    Já a gastrite crônica, é frequentemente provocada pela bactéria H. pylori. O cigarro e o álcool também podem ser responsáveis pelo desenvolvimento da gastrite.

    Outros problemas também podem estar relacionados à gastrite, no entanto, são menos frequentes.

    Podemos citar o refluxo ou a gastrite autoimune, associada ou não a outras doenças autoimunes.

    Como diagnosticar a gastrite?

    Para confirmar o diagnóstico e descartar a questão se a gastrite pode causar dor nas costas, o médico além de avaliar os sintomas, geralmente solicita uma endoscopia das vias digestivas.

    Esse exame permite ao médico visualizar a parede do estômago.

    Um tubo contendo o endoscópio é introduzido na garganta, esôfago e estômago. Assim, uma inflamação pode ser identificada e avaliada.

    Às vezes, é feita uma biópsia da mucosa gástrica, que permite confirmar o diagnóstico e determinar a causa da gastrite, assim como é feito um exame de sangue.

    Por exemplo, dependendo do diagnóstico, o médico pode indicar uma cirurgia endoscópica para hérnia de disco cervical, se for constatado que o problema da dor nas costas é uma hérnia de disco.

    A gastrite pode causar dor nas costas?

    Enfim, vamos responder à pergunta se a gastrite pode causar dor nas costas.

    Para entender essa relação, é importante saber mais sobre a gastrite crônica. Então, no início da infecção, a bactéria H. pylori se manifesta muito pouco, embora se multiplique na superfície da mucosa gástrica.

    Essa bactéria pode causar a gastrite, e a pessoa pode sentir queimações, náuseas, vômitos e dificuldades para digerir (dispepsia).

    Nesse estágio, são raros os casos em que as dores nas costas estejam ligadas aos problemas digestivos.

    Agora, quando a gastrite não é tratada, ela pode evoluir para uma úlcera, que se caracteriza por pequenas feridas na parede interna do estômago.

    Os sintomas da úlcera são semelhantes aos da gastrite, porém, as dores são mais intensas.

    Alguns pacientes que sofrem de úlcera podem se queixar de dores nas costas mesmo não sentindo dor de estômago.

    Por isso, se você tem um problema digestivo que vem acompanhado de dor nas costas, é importante consultar um médico para fazer um diagnóstico mais preciso!

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.