A saúde mental e física são pautas interligadas, sendo que devem ser cuidadas adequadamente, podendo interferir diretamente na qualidade de vida e saúde geral, influenciando uma na outra, criando uma demanda para que se entenda sua relação.

    Apesar de ainda existir certo tabu, os preconceitos com os problemas psicológicos vem sendo melhor trabalhados, possibilitando que a área medicinal e psicológica atuem conjuntamente e identifiquem mais facilmente as consequências das questões psicológicas sobre o corpo.

    Para se ter uma ideia dessa importância, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de casos de depressão subiu 18% em dez anos. No Brasil, quase 6% da população, referente a 11,5  milhões de pessoas, sofrem de depressão.

    Ainda segundo a OMS, o Brasil é o país que tem o maior número de pessoas ansiosas no mundo, sendo 18,6 milhões, o que corresponde a 9,3% da população.

    Todas as funções do corpo humano possuem ligações com a mente, assim, sintomas de estresse, por exemplo, podem afetar o sistema digestivo ou outros aspectos do corpo.

    Inclusive, pessoas muito ansiosas, que estão excessivamente preocupadas ou com pensamentos negativos repetitivos, são mais propensas a desenvolver doenças como:

    • Refluxo;
    • Gastrite;
    • Síndrome do intestino irritável;
    • Bruxismo.

    Inclusive, o bruxismo é uma doença que pode ser adquirida/agravada a partir de problemas com ansiedade e estresse que, se não forem tratadas, podem afetar a estrutura da arcada dentária como um todo.

    Com isso, situações como trincados, lascados ou quebras podem surgir em um ou mais dentes, bem como pode ocorrer a perda dentária.

    Nesse caso, de modo a recuperar o sorriso, implantes dentarios podem ser feitos, agregando harmonia e funcionalidade ao sorriso.

    Além dos implantes, tratamentos para amenizar os efeitos do bruxismo deverão ser feitos para controlar o problema e reduzir seus impactos, como o uso de aparelhos intraorais.

    Para além desses aspectos, a falta de saúde mental pode alterar a composição da microbiota intestinal, que é muito importante para a manutenção da saúde como um todo.

    Portanto, a saúde mental afeta no sistema imunológico – prejudicando as defesas do organismo; sistema endócrino – aumentando ou diminuindo a produção de hormônios; e nervoso – interferindo na produção de neurotoxinas.

    Depois de entender toda a relação entre saúde mental e física, serão abordadas algumas dicas para manter o corpo e a mente em equilíbrio

    Alimentação

    A alimentação pode contribuir com a produção de serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate à depressão.

    Isso porque, as substâncias contidas nos alimentos contribuem para a realização da síntese desses elementos/hormônios, melhorando o bem-estar e a assimilação desses nutrientes. São alguns elementos:

    • Triptofano (aminoácido);
    • Magnésio;
    • Cálcio;
    • Vitaminas.

    Outro exemplo de alimentação que beneficia corpo e mente são os nutrientes, como avitamina D,isso porque esse elemento atua diretamente na função cerebral e a absorção de diversos elementos pelo corpo, como o cálcio.

    Conhecida por auxiliar no fortalecimento dental, contribuindo para a qualidade dessa estrutura e dos ossos, inclusive para a eficiência de tratamentos como o aparelho ortodontico transparente a vitamina D também atua no humor e sinapses cerebrais, sendo um importante elemento para prevenir a saúde mental.

    Inclusive, considerando os tratamentos odontológicos, cabe destacar que eles também podem influenciar na autopercepção, interferindo na depressão e saúde mental.

    Exercícios físicos

    A relação entre a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental já é um consenso pelos profissionais da saúde.

    Inclusive, estudos feitos comprovam que a atividade física feita regularmente diminui os riscos de depressão e a perda cognitiva, prevenindo, por exemplo, o Alzheimer.

    Os exercícios físicos, quando feitos regularmente, liberam a endorfina para o cérebro, causando uma sensação de maior bem-estar.

    Procedimentos odontológicos estéticos

    O sorriso é um dos maiores cartões postais de uma pessoa e, por isso, cuidar dele adequadamente – como mencionado – é também cuidar da autoestima e saúde mental, proporcionando segurança ao se relacionar bem com as pessoas.

    Muita gente tem vergonha de dar um sorriso, não conversa muito e não se sente confiante por conta de um sorriso com irregularidades e manchas, por exemplo. Isso pode causar a exclusão e até depressão em casos mais graves.

    Por isso, a odontologia oferece procedimentos odontológicos práticos que podem mudar o sorriso e a vida de uma pessoa, como a lente de contato dental.

    O tratamento preenche os espaços dos dentes, alinha o sorriso e pode mudar até a coloração da arcada dentária, sendo visto como um tratamento muito eficiente para a estética facial e autoestima.

    Outro procedimento muito procurado nas clínicas odontológicas para a recuperação da estrutura dental são os clareamentos dentais.

    Isso porque eles podem clarear o dente em até sete vezes e pode ser feito de duas maneiras: a laser ou o clareamento dental com moldeira. Assim, é possível alcançar um sorriso mais bonito e com o tão sonhado “sorriso branquinho”.

    Saúde bucal

    Os cuidados com a saúde bucal não se limitam apenas aos procedimentos estéticos.

    Na verdade, o mais importante é manter a limpeza bucal, escovando os dentes todos os dias, passando fio dental e bochechando o enxaguante bucal diariamente, o que impacta diretamente na saúde bucal e geral.

    Outra ação imprescindível para cuidar bem do sorriso e manter uma boa autoestima é ir ao dentista a cada seis meses, garantindo a limpeza do tártaro dos dentes e protegendo o esmalte dental, o que também influencia na saúde geral, inclusive a mental, devido ao fato de o sorriso influenciar na auto imagem e relações.

    Assim, é crucial se atentar a diversos aspectos para garantir a saúde geral, realizando consultas regulares com os profissionais de saúde, como terapeutas e dentistas, e adotar hábitos mais saudáveis.

    Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.