Você sabe o que significam os números do cartão de crédito? Certamente, não. Visto que, mesmo entre os usuários mais detalhistas, que acompanham os gastos e atualizações do cartão com frequência, este é um tipo de informação que costuma passar despercebida. 

    Você já deve ter se perguntado por que os seus cartões têm tantos números, né? A seguir, nós vamos te esclarecer o que esses números desejam expressar, por que eles são essenciais e, evidente, como você pode garantir que seu cartão de crédito esteja constantemente sem riscos. Vamos lá? 

    O que significam os números do cartão de crédito? 

    Os cartões de crédito geralmente têm entre 13 e 16 dígitos de identificação. Antes, eles ficavam constantemente na parte da frente, próximos ao nome do titular, porém algumas instituições financeiras têm empregado um visual distinto. 

    Apesar de parecer que os números do cartão são gerados aleatoriamente, eles seguem uma coerência e evidencia como ofício identificar alguns dados específicos sobre os usuários. Você sabia disso? 

    O primeiro dígito do número do cartão de crédito

    Entre os números do cartão, o primeiro indica a empresa a qual é do o cartão: uma parentela aérea, escola bancária, um retalheiro, etc. Ele é chamado de “identificador”. Os mais comuns são: 

    • Algarismo 3: American Express 
    • Numero 4: Visa 
    • N° 5: Mastercard 
    • Numero 6: Discover 

    Do 2° ao 6° dígito dos números do cartão de crédito

    Os números existentes na opinião 2 até a 6 representam o Algarismo de Reconhecimento do Emissor (IIN) ou, assim como também pode ser conhecido por, Algarismo de Reconhecimento Bancária (BIN). 

    Como o nome recomenda, esse conjunto de números identifica qual escola bancária foi a responsável pela irradiação do cartão. 

    Do 7° ao penúltimo dígito dos números do cartão de crédito

    Por meio do sétimo dígito até o penúltimo, os números identificam a conta exclusivo do senhor. Dessa forma, várias vezes esses conjuntos de números são borrados, deixando de surgir em boletos ou sites de compra, uma vez que, são esses números que são capazes de identificar sua conta. 

    Porém, se você possui medo que aconteça um tipo de fraudes em seu cartão, fique sossegado: há mais de 1 trilhão de combinações possíveis para cada emissor de cartão. Isto ou seja que, mesmo que indivíduo saiba os primeiros números, será bastante complicado encontrar os mais à base de esforço e engano. 

    Último dígito dos números do cartão de crédito

    O último número do cartão de crédito é um dígito verificador, uma segurança extra para dificultar que fraudes aconteçam. 

    Esse algarismo foi fabricado a começar por uma fórmula matemática elaborada em 1954 pelo engenheiro da empresa de tecnologia IBM, Hans Peter Luhn. 

    O algoritmo de Luhn pode perceber equívocos na sequência. Dessa forma, se o emissário digitar o algarismo errado ou o equipamento não fizer a texto correta, o sistema processador de pagamento prontamente indicará que há qualquer pane e impedirá a confecção da compra. 

    Isto ocorre visto que este algoritmo é certo com base em todos os mais números anteriores que formam a sequência de cada cartão. 

    Dessa forma, se uma coisa estiver em contradição com o conjunto de números para o qual um cartão foi cuidado, a concerto não pode ser validada. 

    Este recurso é especificamente benéfico para evitar que hackers e golpistas consigam fazer uma sequência aleatória de números que seja capaz de entabular coisas de compra com sucesso. Dessa forma, o dígito verificador protege clientes e fornecedores. 

    Tome atenção com sites e links de e-commerces 

    É primordial que você verifique a genuinidade dos sites no qual quer realizar compras. Compre somente naqueles que você já conhece e que apresentam garantias em casos de reposição ou uma coisa similar. 

    Fique ligado ao aplicativo do seu cartão e sua conta 

    Hoje em dia, quase todos os cartões de crédito contém aplicativos que informam os usuários em tempo tangível sobre compras realizadas. 

    Fique ligado a essas notificações e, constantemente que reparar qualquer compra estranha, canhão de imediato o reposição do valor e, se possível, o inibição do cartão. 

    Utilize um cartão virtual 

    Vários bancos e fintechs disponibilizam a escolha de fazer um cartão virtual. Dessa forma, é possível fechar e liberar o seu cartão no momento em que querer e, até mesmo, apagar e fazer um novo. 

    Se você pretende utilizar o cartão para pagar um boleto, por exemplo, pode utilizar um cartão virtual que pode ser proscrito logo após que a conta for ordenado.

    Se estiver esperando um novo cartão físico alcançar, similarmente pode utilizar o cartão virtual pra realizar suas compras enquanto isto. 

    Há muitas companhias que oferecem cartões virtuais para os clientes sem assenhorear-se anuidade e outras tarifas. Já pensou em ter um cartão dessa maneira?

    Acesse o Serasa eCred, faça uma fingimento gratuita e conheça as ofertas de cartão de crédito disponíveis para você.

    Com a leitura do texto, você ficou por dentro de tudo sobre o tema números do cartão de crédito, agora, recomendo uma olhada no tema crédito com garantia de imovel, uma excelente opção de crédito com excelentes taxas.

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.