Leia nosso artigo sobre as melhores ferramentas do Google gratuitas de SEO!

    Primeiramente, obter uma classificação nos motores de busca é extremamente difícil.

    Os motores de busca melhoram ou mudam seus algoritmos quase todos os dias.

    Dessa forma, criamos esta página para ajudá-lo nas suas necessidades de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO).

    Nesta página, compartilharemos com você nossa coleção de ferramentas de SEO gratuitas que nos ajudaram a obter uma melhor classificação no Google e em outros mecanismos de pesquisa importantes ao longo dos anos.

    Esses serviços de SEO gratuitos irão ajudá-lo a melhorar seu SEO na página facilmente com alguns cliques e nenhum conhecimento prévio necessário.

    Aconselhamos você a adicionar esta página aos favoritos para lembrar sempre. Também lhe daremos dicas, portanto, certifique-se de ler nossos comentários.

    Vamos lá?!

    1.    Google Analytics

    Antes de tudo, a ferramenta avançada de web analytics do Google, que permite monitorar e analisar seus visitantes em tempo real e mostra relatórios detalhados sobre a audiência de seu site.

    Sendo assim, é provavelmente o aplicativo de análise da web mais popular usado por milhões em todo o mundo.

    Ele também pode se integrar com outros serviços do Google da Google Marketing Platform, como GSC (Google Search Console). GA também é oferecido em uma edição paga chamada Google Analytics 360 (anteriormente Google Analytics Premium) com recursos mais avançados.

    2. Ferramentas de pesquisa de palavras-chave

    Em primeiro lugar, ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave para obter novas ideias e sugestões de palavras-chave (cauda longa) são fundamentais.

    Além disso, volume de pesquisa e descobrir as palavras-chave que você já classificou nos principais motores de busca Google, Bing e Yahoo, são conceitos que você deve se acostumar.

    • Google Trends: uma ferramenta gratuita que mostra um gráfico sobre o quão popular/tendência é um determinado termo/palavra-chave na pesquisa do Google.
    • Planejador de palavras-chave do Google Ads: a conhecida ferramenta de palavras-chave do Google. É projetado principalmente para campanhas de anúncios pagos/publicidade em mecanismos de pesquisa.
    • Bing Keyword Planner: a ferramenta de pesquisa de palavras-chave do Bing ajuda você a obter ideias e sugestões de palavras-chave de cauda longa para o seu conteúdo.
    • Microsoft/Bing Ads Intelligence: uma ferramenta poderosa de planejamento de palavras-chave que permite criar e expandir suas listas de palavras-chave usando a interface familiar do Microsoft Office Excel.
    • Yandex Keyword Planner: a ferramenta de planejamento de palavras-chave do Yandex.
    • Pesquisa de palavras-chave do Microsoft Ads: a ferramenta planejador de palavras-chave do Microsoft Ads ajuda você a encontrar novas palavras-chave poderosas.

    3. Verificadores

    Antes de qualquer coisa, como os backlinks são um dos fatores de classificação mais importantes, você deve estar ciente de quem está vinculando o seu domínio e certifique-se de criar e manter um perfil de link natural e saudável (com links de qualidade relevantes).

    Você pode usar esses serviços gratuitos para verificar o perfil do backlink do seu domínio, bem como para pesquisar o perfil do seu concorrente.

    • Backlink-Tool: um verificador de backlink para encontrar todos os sites com links para as páginas do seu site.
    • IWebTool: uma ferramenta simples e gratuita de verificação de backlinks para obter todos os backlinks de seu domínio.
    • SEOReviewTools Backlinks Checker: uma ferramenta gratuita de verificação de backlinks para obter uma visão geral dos links de volta para seu domínio.
    • Cleverstat Backlinks Checker: uma ferramenta gratuita de verificação de backlinks que fornece uma lista de domínios com links para seu site.
    • Ahrefs Free Backlink Checker: a versão gratuita do verificador de backlink Ahrefs que mostra os 100 melhores backlinks de qualquer site da Web e outras informações essenciais. Ahrefs é o segundo rastreador da web mais ativo depois do Google.

    4. Monitore

    Primordialmente, verifique se seus backlinks ainda existem.

    • PrepostSEO Verify Backlinks: uma ferramenta gratuita para descobrir se seus backlinks existem em páginas da web. Suporta até 30 páginas da web em uma seleção.
    • SheerSEO: SheerSEO oferece uma ferramenta para proteger seus backlinks.
    • SEOwl (Plano gratuito): uma ferramenta de análise e monitoramento de SEO completa para rastrear suas classificações, backlinks, realizar verificações de saúde e muito mais.

    5. Verificadores de métricas sociais

    Sobretudo, verificadores de autoridade social gratuitos para verificar a popularidade do seu site nas plataformas sociais Facebook e Pinterest (outras redes sociais como o Twitter não têm mais acesso à API), mostram a você as métricas sociais de um determinado URL.

    Alguns exemplos são:  compartilhamentos de URL e curtidas.

    Gostos e compartilhamentos sociais não têm impacto na classificação do mecanismo de pesquisa, mas é sempre bom verificar a popularidade do seu site nas redes sociais.

    • SharedCount (plano gratuito): acompanhe as métricas sociais no Facebook, Pinterest. O plano gratuito oferece até 500 consultas diárias.
    • MegriTools Social Status Checker: uma ferramenta de verificação de status social para verificar o status social no Facebook, Pinterest.

    Dessa forma, melhorará a “largura de banda de rastreamento” do seu site, garantindo que o bom conteúdo.

    6. Assistentes de redação

    Da mesma forma, encontre sites de blogs para visitantes. Encontre sites que aceitam postagens de convidados.

    • Prepost SEO Guest Posting: uma ferramenta gratuita para pesquisar sites que aceitam guest posts.

    7. Pesquise ferramentas de recuperação de penalidades

    Primeiramente, investigue se a classificação do seu site foi afetada pelas atualizações de algoritmos do Google (como Penguin e Panda).

    Depois de ter certeza de que foi atingido pelo algoritmo do Google, você deve verificar a qualidade do seu perfil de backlinks e usar a ferramenta de rejeição do Google para se livrar de links ruins ou suspeitos e de agora em diante manter um perfil de backlink limpo.

    • Google Search Console: uma ferramenta gratuita de recuperação de penalidades do Google para determinar se o seu site foi afetado por atualizações anteriores de algoritmos do Google.

    8. Teste de velocidade da página do site

    Saiba que, em 2010, o Google anunciou que o desempenho da página será um fator de classificação na pesquisa de desktop.

    Sobretudo, em 2018, o Google anunciou que está usando a velocidade da página no ranking de pesquisa móvel. Em 2020, o Google anunciou “Core Web Vitals”: uma coleção de métricas (como velocidade e capacidade de resposta) para verificar a experiência do usuário em sites.

    • Teste de velocidade e otimização de desempenho de sites: pesquise excelentes ferramentas gratuitas de teste de velocidade de sites.

    Aqui você aprende ferramentas do Google gratuitas de SEO e aperfeiçoar o seu negócio!

    9. Leia blogs e revistas de SEO

    Leias as últimas notícias de SEO e descubra as últimas tendências e técnicas de otimização de mecanismo de pesquisa, descubra quando um novo algoritmo do Google é lançado e muito mais.

    • Blog Ahrefs: notícias, tutoriais, estudos de caso e dicas sobre otimização de mecanismos de pesquisa.
    • SEMRush Blog: SEO Blog da SEMRush que fornece informações sobre a indústria de marketing digital.
    • The Moz Blog: blog do Moz que fornece dicas e truques profissionais, tutoriais, estudos de caso sobre SEO.
    • Search Engine Journal: blog de SEO baseado na comunidade que fornece as últimas notícias e as práticas recomendadas mais recentes da indústria de SEO.
    • Search Engine Land: receba notícias diárias de SEO.
    • CognitiveSEO Blog: SEO Blog da cognitiveSEO com notícias de marketing digital e insights de estratégia.
    • Yoast Blog: descubra guias de SEO para iniciantes.

    Dessa forma, conhecer ferramentas do Google gratuitas de SEO é fundamental para o crescimento da sua empresa.

    10. Plugins WordPress e tenha uma estratégia de SEO

    Se você estiver executando um site WordPress, poderá usar vários plug-ins gratuitos disponíveis no mercado.

    Entre eles, você pode encontrar plug-ins de SEO muito úteis que o ajudarão a automatizar seu trabalho de SEO e a escrever conteúdo amigável para SEO, resultando em uma melhor classificação nos mecanismos de pesquisa.

    • Yoast SEO (Plano Gratuito): um dos plug-ins de wordpress de SEO mais populares. Este plugin ajudou muitos sites a se classificarem no Google. Além de fornecer uma análise de SEO do conteúdo do seu site, ele também vem com muitos recursos avançados.
    • All in One SEO (plano gratuito): aperfeiçoe facilmente seu SEO wordpress como um especialista.
    • Rank Math SEO (Free Plan): um plugin de SEO para WordPress com muitas ferramentas de SEO que o ajudará a melhorar a visibilidade do seu site em motores de busca como o Google.
    • SEO 2021 por Squirrly: plugin de SEO baseado em IA. Obtenha dicas de SEO para seu site como de um consultor humano.
    • SEOPress: um poderoso plugin de SEO para WordPress, para ajudar a otimizar o SEO do seu site.
    • Platinum SEO: plugin de SEO para WordPress para gerenciar e otimizar seu SEO onpage facilmente.
    • The SEO Framework: completo plugin de SEO para sites WordPress para corrigir e melhorar o SEO, ao mesmo tempo que segue as diretrizes do Google para webmasters.

    Além disso, contrate especialistas em SEO ou então uma agência de SEO para administrar melhor todas essas plataformas.

    Portanto, espero que você tenha achado nossa coleção de ferramentas de SEO gratuita útil. Se você tiver alguma sugestão, não hesite em nos contatar por e-mail.

    Leia outros artigos sobre SEO e ferramentas do Google gratuitas de SEO aqui.

    Até logo!

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    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.