A rotina apresenta muitas responsabilidades e tarefas, fazendo com que muitas pessoas desenvolvam ansiedade e síndrome do esgotamento mental em decorrência do cumprimento de diversas atividades (conhecida como Burnout). Assim, a procura por atividades que aliviam o estresse tem crescido, principalmente a respeito dos benefícios da yoga.

    A yoga é uma prática guiada por uma filosofia de harmonia e que visa integrar e englobar variados campos humanos, como:

    • Espiritual;
    • Físico;
    • Moral;
    • Mental;
    • Meditativo.

    Portanto, assim como um plano odontológico garante coberturas para acompanhamento, tratamento, emergências dentais e prevenção de doenças, a yoga é uma técnica milenar que contribui com habilidades físicas e mentais, prevenindo o surgimento de diversos problemas relacionados ao estresse, por exemplo.

    Desenvolvida na Índia, a prática visa auxiliar na compreensão de si, encontrando o equilíbrio entre os âmbitos pessoais, profissionais e sociais, contribuindo também para a relação com os outros e seus limites.

    Por esse motivo, no presente artigo abordaremos sobre o que é a yoga, algumas modalidades que surgiram (e que se distanciam dos ensinamentos milenares) e os benefícios de praticá-la.

    O que é a yoga e modalidades principais

    A palavra yoga, encontrada também na grafia “ioga” significa “unir ou integrar”. Deste modo, as técnicas presentes na modalidade são um conjunto de conhecimentos milenares que visam contribuir com a harmonia do indivíduo nas mais diversas esferas.

    Com isso, a prática que surgiu na Índia há cerca de cinco mil anos, consiste na harmonização do corpo com a mente e a respiração, por meio de algumas técnicas de respiração (conhecidas como pranayamas), posturas de yoga (as ásanas) e técnicas de meditação.

    A modalidade yoga chegou ao Brasil em 1940, porém, sua popularidade aconteceu cerca de trinta anos depois, principalmente por ajudar na integração do corpo e mente, ajudando no tratamento de pessoas com ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

    Assim, do mesmo modo como um convênio odontológico possui coberturas variadas para diversos objetivos e as academias oferecem planos distintos para seus praticantes, a yoga – ao longo do seu desenvolvimento – trouxe variadas modalidades, inclusive, algumas diferentes da prática milenar.

    Abaixo falaremos sobre algumas dessas modalidades.

    1.   Yoga clássica

    Essa modalidade é mais popular e a mais tradicional, sendo a vertente mais comum chamada de Hatha, um termo sânscrito que une corpo e espírito.

    Basicamente, a técnica consiste em movimentos específicos e que visam alcançar um objetivo, bem como apresentam significados próprios.

    Entre eles estão as posturas (chamadas de asanas), gestos (mudras) e técnicas de controle respiratório (pranayamas), contração dos órgãos e músculos (bandhas), além de exercícios de concentração e purificação (shatkarmas).

    São aulas bastante tranquilas, que são fundamentais para iniciantes, gestantes e idosos.

    2.   Power Yoga

    Essa modalidade tem um ritmo mais agitado que a yoga clássica. Além disso, não há sequências pré-definidas dos movimentos e pode haver o uso de música no ambiente.

    Para quem procura uma atividade mais intensa a power yoga é bastante recomendada.

    Nesse exercício alguns aparelhos podem ser usados, como blocos, cintos, pesos e cordas.

    3.   Acro Yoga

    Tal modalidade de yoga apareceu em 1990 no Canadá e nos Estados Unidos, porém, só chegou ao Brasil em 2007.

    Esse tipo de yoga alia posturas da yoga clássica e de movimentos acrobáticos.

    Não é indicada para quem precisa evitar esforços físicos ou possui lesões nas articulações.

    Além dessas abordadas, existem outras modalidades da atividade, como:

    • Aero yoga;
    • Yoga dance;
    • Sup yoga;
    • Superioga.

    Benefícios da yoga

    A prática da yoga traz inúmeros benefícios para o corpo em seus mais diversos sistemas como o ósseo, muscular, cutâneo, nervoso, respiratório e endócrino.

    Do mesmo modo como um convênio dentista permite que a pessoa cuide melhor da saúde bucal, trazendo diversos benefícios para a saúde geral, a prática da yoga traz diversas vantagens para o sistema corporal. Confira algumas delas a seguir:

    1.   Tonifica os músculos

    As posturas da yoga ajudam os músculos a se fortalecerem.

    A prática equilibrada das asanas proporcionam força e relaxamento. Há variadas posturas, sendo que cada uma é usada para determinado treinamento.

    2.   Aumenta a flexibilidade

    A yoga torna as pessoas mais flexíveis, principalmente por conta das posturas que ajudam a manter as articulações, tendões e músculos.

    Nesse contexto, pessoas com artrite, por exemplo, relatam diminuição das dores durante a prática.

    3.   Melhora o sistema cardiovascular

    Um dos benefícios mais importantes da prática da yoga é a melhora do sistema cardiovascular. Principalmente porque diminui a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.

    As posturas fortalecem o músculo cardíaco, de modo que este bombeia com mais eficiência para o corpo, também contribuindo com mais oxigênio.

    Por fim, temos que ressaltar que a yoga contribui para a saúde bucal, ao reduzir as tensões ela minimiza o efeito do estresse nas articulações orais e até a mudança do Ph presente na estrutura.

    Contudo, além da atividade, a prática da higienização bucal três vezes ao dia, uso do fio dental, alimentação balanceada e a visita periódica ao dentista do plano odontológico pessoa física são importantes para manter o sorriso e o corpo sadios.

    Assim, para uma rotina saudável, a yoga é uma modalidade que pode conquistar espaço na sua agenda e transformar a sua vida como um todo.

    Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.