Recepcionistas hospitalares são parte integrante de uma equipe de saúde de alto desempenho. Afinal, o primeiro contato de um paciente com clínicas e hospitais acontece por meio da recepção.

    Além de determinar se a reputação de uma instituição médica é positiva ou negativa, os serviços prestados desempenham um papel importante na conquista e retenção de clientes.

    Além disso, gestores, médicos e funcionários contam com o trabalho de recepcionistas em diversos processos. Todas essas atividades, por sua vez, são muito importantes para o funcionamento que ocorre dentro do espaço e para a saúde dos pacientes.

    Você deseja saber mais sobre essa carreira e sobre as funções de recepcionista hospitalar e como contratar um profissional com as habilidades necessárias para trabalhar dentro dessa função?

    Qual a importância do profissional?

    Quem não leva a sério as recepcionistas poderá cometer um erro grave e perder pacientes como resultado. Para entender melhor o seu papel, coloque-se agora no lugar do paciente.

    Digamos que você acabou de chegar ao escritório, está infeliz e o primeiro funcionário que você toca nem sequer olha nos seus olhos ou ouve suas reclamações com a atenção que merecem.

    Então você só vai ficar lá se a situação for muito urgente, caso contrário (o que vai acontecer em quase todas as situações) você vai se virar e procurar um ou consultório.

    Portanto, grande parte da satisfação do paciente depende do cuidado desse profissional, principalmente neste momento. Por isso, é preciso investir na recepcionista, capacitá-la para criar e aprimorar as competências básicas para o cargo. Uma capacitação pode vir através de bons Curso de Recepcionistas que estão disponíveis dentro do mercado.

    Principais funções de um recepcionista de hospital

    Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o trabalho diário de uma recepcionista de hospital envolve mais do que apenas atender os pacientes e atender ligações telefônicas.

    O ritmo diário de trabalho é repleto de ocupações que, se não executadas adequadamente, podem afetar o resultado de todo um hospital ou clínica.

    Confira as principais responsabilidades desses profissionais:

    • Cuidados para o paciente; 
    • Registros clínicos abertos; 
    • Organização dos processos de atendimento; 
    • Orientar clientes a consultórios e as salas de coletas de exames; 
    • Preparar e fornecer salas de testes, salas de coleta e caixas de atendimento; 
    • Reuniões com os médicos para organizar as atividades e horários diários; 
    • Manter arquivos organizados; 
    • Garantir um fluxo satisfatório de informações;
    • Respostas a consultas de pacientes; 
    • Inscrição de pacientes
    • Atualizações de cadastros.

    Quais habilidades os recepcionistas do hospital precisam?

    Como vimos, não são muitas as responsabilidades e as tarefas de um recepcionista hospitalar. Portanto, os profissionais devem ter as habilidades básicas para desempenhar todas as funções de forma eficaz.

    Confira alguns deles:

    • Uma organização que mantém todos os processos na devida ordem; 
    • Boa comunicação com a direção, equipe, pacientes, pares e público; 
    • Criatividade na resolução de problemas; 
    • Consciência econômica e redução de custos; 
    • Inteligência emocional com objetivo de saber lidar com as possíveis situações difíceis; 
    • Agilidade nas tarefas; 
    • Proatividade.

    Habilidades um recepcionista

    A seguir vamos mencionar algumas habilidades que todo recepcionista deve ter, se você não sente que está preparado, indicamos que você faça um Curso de Recepcionista online com o objetivo de um melhor aprimoramento.

    1. Lidar com as pessoas

    O ser humano é totalmente complexo em saber lidar com as pessoas, principalmente em situações de vulnerabilidade, requer certas habilidades.

    Por isso, as recepcionistas precisam superar situações constrangedoras, como lidar com pacientes mais agitados que não querem esperar seus atendimentos.

    Além disso, ela precisa ajudar a todos, fornecer café ou água na hora certa, tranquilizar o paciente se ele precisa esperar um pouco mais, etc.

    1. Capacidade de solucionar possíveis problemas

    Dentro de consultórios existem diversos problemas internos ou externos, e o recepcionista deverá saber lidar com eles.

    Para fazer isso, é necessário ter uma visão geral do paciente principal, do provedor e da equipe, pois isso pode ajudar a fornecer opções ou soluções mais aceitáveis ​​para a maioria.

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    1. Consegue se comunicar com clareza

    Há problemas diversos que podem ser evitados por meio de uma comunicação clara e objetiva. Portanto, a recepcionista deve garantir que o paciente entenda tudo corretamente.

    Se possível, ela deve colocar a maioria das informações em papel ou enviá-las eletronicamente, como usar mensagens de texto ou e-mails para lembrar de compromissos.

    A recepcionista deve ser cuidadosa e ouvir as perguntas do paciente. Além de tranquilizá-los, ela pode reunir as devidas informações importantes para a consulta.

    1. Seja organizado

    Trabalhar em um local desordenado pode custar muito caro, especialmente quando se atende um grande número de pessoas, como, por exemplo, na recepção. Desta forma, a organização é fundamental para um bom funcionamento e um bom andamento de toda a equipe.

    Portanto, manter todos os seus documentos em uma pasta reconhecida ou até digitalizar para economizar espaço e aproximá-los mais rapidamente é uma boa estratégia.

    Por isso, ao contratar alguém como recepcionista de escritório, é bom ficar atento e sempre entender sobre todos os requisitos que são críticos para o trabalho para que essa pessoa se encaixe nesse perfil.

    As habilidades que citamos neste artigo são altamente importantes para quem deseja trabalhar dentro da recepção e, assim, compreender sobre como deixar o ambiente sempre nas melhores condições. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

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    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.