Os departamentos de marketing são essenciais para o lucro e o crescimento de uma empresa devido ao seu papel em encontrar, atrair e reter clientes. Sem esforços de marketing robustos, os clientes em potencial podem achar difícil aprender sobre seus produtos ou serviços. Além disso, sua empresa pode não ser capaz de discernir a melhor base de clientes-alvo para anunciar produtos, e o público em geral chegaria a suas próprias conclusões sobre sua marca em geral. 

    Desde o gerenciamento da marca e da imagem da empresa até a promoção de produtos ou eventos futuros, aqui está o que você precisa saber sobre equipes de marketing. 

    O que faz um departamento de marketing?

    Um departamento de marketing impulsiona o motor promocional de um negócio. É responsável por aumentar o reconhecimento geral da marca, ao mesmo tempo em que direciona clientes potenciais e recorrentes para os produtos ou serviços de uma empresa. Portanto, uma equipe de marketing é uma parte vital da estrutura de uma empresa, porque deve ser a equipe que traz negócios, retém e ajuda sua empresa a crescer e atingir metas financeiras e organizacionais. 

    Para isso, um departamento de marketing é responsável por muitas tarefas, e a estrutura do departamento de marketing de uma empresa varia de acordo com o volume e o escopo dessas tarefas. 

    Principais responsabilidades do departamento de marketing

    Como as atividades de marketing podem variar muito, as empresas muitas vezes correm o risco de o departamento de marketing se tornar uma “pega-tudo” para tarefas que não necessariamente têm outro lugar para pousar. No entanto, em uma empresa com uma estrutura de departamento de marketing bem definida, as funções do departamento de marketing provavelmente incluirão, mas não se limitarão ao seguinte: 

    • Delineando a estratégia de mercado: O chefe do departamento de marketing, seja o diretor de marketing ou o vice-presidente de marketing, trabalhará com a equipe sênior de marketing para definir a estratégia de marketing da empresa. A estratégia de marketing fornecerá orientação a outros membros da equipe de marketing que realizarão as tarefas relevantes.  
    • Organização de pesquisa de mercado: A pesquisa de mercado pode ser realizada internamente, onde os membros da equipe de marketing realizam pesquisas e analisam dados do setor para determinar quais segmentos do mercado devem ser direcionados. A pesquisa de mercado também pode envolver membros da equipe de marketing falando diretamente com clientes ou clientes em potencial ou realizando grupos focais. Finalmente, a pesquisa de mercado às vezes é conduzida por terceiros, e o departamento de marketing seria responsável por analisar essas informações e tomar decisões de mercado com base nelas.  
    • Auxiliar no desenvolvimento de produtos: Como as equipes de marketing têm um conhecimento profundo do mercado-alvo, da base de clientes em potencial e das ofertas dos concorrentes, elas geralmente auxiliam o departamento de desenvolvimento de produtos. O departamento de marketing poderá informar os designers de produtos sobre as lacunas no mercado e poderá transmitir o feedback dos clientes.  
    • Criar estratégias e liderar a promoção: A promoção é um dos elementos que a maioria das pessoas suporia que um departamento de marketing lida com, e eles estariam corretos. Criar estratégias e liderar oportunidades promocionais — sejam digitais, impressas, pay-per-click ou mídia ganha — é parte integrante das responsabilidades de um departamento de marketing.  
    • Gerir e planear eventos: No âmbito da maioria dos departamentos de marketing está o planeamento e gestão de uma série de eventos, desde webinars concebidos para gerar leads a lançamentos de produtos que irão gerar publicidade.  
    • Apoiar as equipes de vendas e distribuição: Os departamentos de marketing não realizam seu trabalho no vácuo. Em vez disso, tudo o que fazem afeta outras partes da empresa. Uma das principais responsabilidades de um departamento de marketing é apoiar as equipes de vendas e distribuição para garantir que essas áreas estejam preparadas para a atividade de marketing que planejam e executam. Isso pode significar preparar a equipe de distribuição antes de uma atividade promocional planejada, verificar o estoque antes de coordenar uma campanha de marketing em torno de um produto ou qualificar leads usando dados demográficos e comportamentais para ajudar as equipes de vendas a vender com mais eficiência. 

    Os departamentos de marketing abrangem uma série de funções que são críticas para o sucesso e o crescimento de uma empresa. Agora, veremos as funções específicas que garantem que essas responsabilidades sejam cumpridas. 

    Quais são as funções típicas em uma equipe de marketing?

    As funções específicas em cada departamento de marketing variam dependendo do tamanho da empresa, do setor e do público-alvo do produto ou serviço. Por exemplo, uma pequena empresa de encanamento provavelmente não precisa de um analista de dados. No entanto, uma grande multinacional pode ter uma equipe inteira de analistas de dados trabalhando para otimizar os esforços da equipe de marketing. 

    Aqui está uma seleção de funções típicas do departamento de marketing: 

    • Diretor de marketing: Independentemente de o chefe do departamento de marketing ser chamado de vice-presidente de marketing ou diretor de marketing (CMO), aqueles na função têm responsabilidades semelhantes em relação à geração de receita por meio de esforços de marketing, minimização de custos e riscos e suporte objetivos gerais da empresa.  
    • Diretor de marketing ou gerente de marketing: uma vez que o CMO tenha desenhado a estratégia e as prioridades de marketing, cabe ao diretor ou gerente de marketing criar campanhas e planos para alcançar essa estratégia de forma eficaz. Um gerente de marketing também supervisiona diretamente os membros da equipe de marketing à medida que eles concluem as tarefas que avançam na missão declarada do departamento. 
    • Especialista em marketing: dependendo das necessidades da empresa, a estrutura do departamento de marketing pode incluir uma seleção de especialistas em marketing com áreas de especialização específicas. Essas áreas de especialização podem incluir marketing digital, marketing de SEO, marketing por e-mail, marketing de mídia social e marketing de conteúdo. Esses especialistas assumirão o controle total de sua área de especialização e podem até trabalhar com uma equipe de membros da equipe de marketing de nível inferior para realizar essas tarefas e campanhas diárias.  
    • Analista de dados: como a função de marketing de uma empresa é fortemente orientada por dados, um analista de dados é uma função que a maioria das empresas exigirá. Na verdade, grandes empresas podem ter equipes inteiras dedicadas à análise de dados. Os analistas de dados nos departamentos de marketing medem o impacto das campanhas, identificam os canais e verticais de melhor desempenho e permitem que as equipes tomem decisões informadas e orientadas por dados.   
    • Escritor de conteúdo: Um escritor de conteúdo de marketing é responsável por escrever muitos tipos diferentes de conteúdo, todos projetados para construir a marca da empresa, atrair clientes em potencial e reter os clientes existentes. Os gerentes de conteúdo de marketing podem ser encarregados de escrever textos de sites, e-books, e-mails e boletins informativos em massa, textos de mídia social, scripts de vídeo e anúncios. Eles também devem ser adeptos de otimizar cada um desses tipos de conteúdo para SEO para atrair tráfego para conteúdo online.  
    • Designer visual: Às vezes chamado de designer gráfico, um designer visual é responsável por criar vários tipos de gráficos e imagens da marca. Isso pode incluir infográficos, sinalização de eventos, imagens para plataformas impressas ou online e recursos visuais para e-mail e marketing online. Eles projetam visuais que ajudam a promover a marca e apoiar campanhas de marketing.  
    • Especialista em tecnologia: os departamentos de marketing geralmente se beneficiam de empregar um especialista em tecnologia que é adepto da codificação e, portanto, pode gerenciar o site e a loja de produtos. Especialistas em tecnologia podem ser chamados para projetar testes A/B para uma campanha de e-mail e devem ser capazes de manipular habilmente sistemas de gerenciamento de conteúdo.  
    • Gerente de projeto de marketing: as empresas geralmente empregam gerentes de projeto de marketing que são responsáveis ​​por projetos de marketing específicos. Os gerentes de projeto de marketing podem concentrar seu tempo em uma única campanha grande ou em alguns projetos menores, e supervisionar a equipe envolvida na execução desses projetos. Por exemplo, um gerente de projeto de marketing pode supervisionar uma campanha digital projetada para apoiar o lançamento de um produto ou atuar como gerente de projeto para um grande evento da empresa.  
    • Relações públicas: enquanto a maioria das funções de marketing está focada na promoção de produtos ou serviços e na construção da marca de uma empresa para aumentar o lucro, os membros da equipe de relações públicas têm a tarefa de divulgar a própria empresa para o público em geral. Isso pode envolver a redação de comunicados à imprensa sobre compromissos importantes ou a promoção de iniciativas de caridade para a mídia relevante.

    Funções avançadas da equipe de marketing

    As empresas geralmente exigem funções avançadas de equipe de marketing, especialmente quando desejam crescer em escala e escopo. Isso inclui funções nas seguintes categorias: 

    • Geração de demanda: A equipe do departamento de marketing de geração de demanda é responsável por criar e implementar estratégias para atrair, nutrir, conquistar e reter clientes para o negócio. Enquanto outras funções do departamento de marketing são frequentemente medidas pelo número de leads que trazem para a empresa, o sucesso nas funções de geração de leads é medido pela quantidade de lucro que geram para a empresa.  
    • Operações de marketing: Outra área avançada de marketing é a de operações de marketing. Muitas vezes chamado de operações de marketing, esse departamento é responsável por garantir que a tecnologia e os processos da equipe de marketing funcionem de maneira eficiente. Eles são responsáveis ​​pelo software de gerenciamento de trabalho ou ferramentas de marketing que a equipe usa diariamente para realizar seu trabalho.  
    • Automação: Automatizar certas funções de marketing pode melhorar muito a eficiência e eficácia do departamento de marketing, capitalizando leads e ajudando a alimentá-los na compra de um produto ou serviço. A automação de marketing envolve adquirir o máximo de dados possível sobre um cliente em potencial e adaptar e automatizar as informações e comunicações que eles recebem.

    Como construir uma equipe de marketing

    Construir uma equipe de marketing pode ser uma tarefa assustadora porque é um aspecto crucial do sucesso do negócio. Contratar a pessoa errada pode ser caro, frustrante e pode atrasar significativamente o crescimento da sua empresa. De fato, 74% das empresas relatam um custo médio de R$ 25.900 por má contratação, de acordo com uma pesquisa. Mas é possível construir um departamento de marketing forte que pode ajudar sua empresa a ter sucesso rapidamente. 

    Há muitas maneiras de construir uma equipe de marketing, e as necessidades de sua equipe de marketing variam de acordo com o tamanho de sua empresa e seus requisitos específicos de marketing. Se você está nos estágios iniciais de construção de sua equipe de marketing, há duas rotas comuns a serem consideradas:

    • Comece com um líder de equipe de marketing e generalistas de marketing: seu departamento de marketing precisará de um líder desde o início, mas se você optar por contratar um líder de equipe de marketing de nível executivo, como um CMO, dependerá das perspectivas futuras da sua empresa. Empresas e start-ups pequenas ou médias podem começar com um gerente de marketing como líder de equipe, generalista de marketing e designer visual. Um generalista de marketing é alguém que tem experiência em várias áreas diferentes de marketing, mas não se especializa em uma área específica. Por exemplo, um generalista de marketing pode ser capaz de gerenciar a redação do conteúdo do site, campanhas de e-mail e mídias sociais, mas não necessariamente tem habilidades especializadas em SEO ou análise de dados.  
    • Construa uma equipe digital primeiro: outro caminho para construir seu departamento de marketing é se concentrar primeiro em uma equipe de marketing digital e contratar várias funções que permitem uma base mais ampla de especialidades desde o início. Um gerente de marketing digital será uma primeira contratação importante, seguido por uma seleção de especialistas digitais, incluindo um analista de dados que pode ajudar a detalhar os segmentos de mercado-alvo de sua empresa, um redator de conteúdo que pode preencher seu site e mídias sociais para atrair clientes, como além de um site e designer visual para atender às necessidades de design da equipe de marketing. 

    Especialistas em marketing freelance e gerentes de projeto contratados por contrato podem ajudar a apoiar seu departamento de marketing, preenchendo lacunas em sua equipe à medida que a empresa cresce.

    Como estruturar um departamento de marketing

    A estrutura de um departamento de marketing depende em parte do tamanho e do tipo de empresa. Empresas iniciantes muito pequenas ou incipientes podem ter apenas um punhado de pessoas em sua equipe de marketing. Enquanto isso, empresas de nível médio e grandes multinacionais têm necessidades significativamente mais amplas quando se trata de funções de marketing. 

    Quais habilidades são necessárias em equipes de marketing de alto desempenho?

    Os departamentos de marketing são ambientes de ritmo acelerado, com uma enorme quantidade de projetos, tarefas e partes móveis em movimento todos os dias. As equipes de marketing precisam reconhecer e se adaptar às mudanças nos desejos dos clientes e dominar as melhores maneiras de alcançá-los usando uma infinidade de canais. 

    Essas hard skills são essenciais para uma equipe de marketing de alto desempenho: 

    • Análise de dados: como os departamentos de marketing dependem muito da análise de dados para avaliar como acessar clientes em potencial, a capacidade de analisar informações e criar estratégias com base nessas descobertas é fundamental para o sucesso de uma equipe de marketing.  
    • Escrita: De postagens de blog a eBooks, conteúdo de site a texto de anúncio, as habilidades de redação são muito importantes para equipes de marketing de alto desempenho que precisam mudar o tom e o estilo para alcançar uma variedade de clientes e atraí-los para a marca.  
    • SEO: Na última década, otimizar o conteúdo para os mecanismos de busca tornou-se uma das melhores maneiras de as empresas colocarem seus produtos e serviços na frente dos clientes e gerar leads e vendas. Uma equipe de marketing precisa estar na vanguarda da prática de SEO para se destacar.  
    • Mídia social: Indiscutivelmente tão importante quanto SEO, a mídia social é um elemento crítico para o conjunto de habilidades de qualquer departamento de marketing. A capacidade de criar conteúdo envolvente e até viral para uma variedade de mídias sociais diferentes, trabalhar com influenciadores de mídia social para colocação de produtos e responder às consultas dos clientes é importante para uma equipe de marketing.  
    • Tecnologia: Atualmente, o marketing é inerentemente dependente da tecnologia, desde o gerenciamento de sites até o software para agendar as campanhas de mídia social mencionadas acima ou opções de comércio eletrônico para vender produtos e serviços. A pilha de tecnologia do departamento de marketing é extensa e o software de gerenciamento de trabalho totalmente integrado pode ajudar na eficiência, visibilidade e responsabilidade.

    Qual é a melhor maneira de contratar para cargos de departamento de marketing?

    Quando você está montando sua equipe de marketing, uma das maiores perguntas que você pode ter é qual é a melhor maneira de contratar as melhores pessoas? Os candidatos de marketing geralmente são excelentes no uso de ferramentas de rede como o LinkedIn, tornando-o um lugar valioso para iniciar sua pesquisa de marketing. As indicações de membros da equipe de marketing existentes são outra ótima estratégia para garantir que os funcionários em potencial da equipe de marketing se ajustem bem à cultura da empresa e que tenham as habilidades necessárias para levar sua equipe ao próximo nível. 

    Embora muitos candidatos a marketing precisem trabalhar em um escritório, algumas funções podem ser desempenhadas remotamente, o que pode aumentar muito o potencial de candidatos de marketing para construir sua equipe.

    Quais ferramentas as equipes de marketing precisam?

    Como os departamentos de marketing lidam com uma série de métricas diferentes, canais de mídia social e uma variedade de mídia impressa e digital, as ferramentas do departamento de marketing que eles usam farão toda a diferença. Os departamentos de marketing geralmente dependem muito do software de gerenciamento de trabalho ou de gerenciamento de marketing, e um elemento-chave que todos os departamentos de marketing devem procurar em suas ferramentas de marketing é a integração de aplicativos. Se possível, um departamento de marketing deve usar um software de gerenciamento de trabalho que integre o maior número possível de aplicativos que eles usam regularmente, como WordPress, MediaValet e Mailchimp.

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    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.