É nítido que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com seus próprios cuidados, principalmente aqueles relacionados à estética. 

    Paralelamente, o mercado associado a este nicho tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Mas em um mundo cada vez mais competitivo, como aproveitar o aumento da demanda?

    Agora é a hora de você aprender a diferenciar os serviços que oferece de seus concorrentes. Não apenas fazer uso de formas atualizadas de pagamento como ter uma máquina de cartão, é importante ter também inovar seus processos. 

    Muitas vezes, essa diferença tem a ver com a forma como o serviço é entregue e apresentado ao público. Afinal, as pessoas da sua cidade sabem o que está acontecendo na sua clínica? 

    Apresentar a experiência do seu cliente é um dos principais fatores que farão com que você venda mais tratamentos em sua clínica de estética.

    Além disso, o marketing digital tornou-se uma necessidade para qualquer negócio, pois os canais digitais são um grande influenciador nas decisões de compra e são os principais locais de pesquisa das pessoas. 

    Pensando nisso, preparei este artigo que vai te mostrar de uma vez por todas o que você precisa fazer para vender mais tratamentos em sua clínica de estética e se colocar à frente do mercado local.

    Clínicas não vendem programas, vendem sonhos

    Isso pode parecer exagerado, mas você concorda comigo quando eu conto que as pessoas não procuram clínicas de estética porque querem um tratamento para celulite, por exemplo, querem na verdade se livrar da celulite tópica. 

    Proporcionar experiências incríveis e mudar a vida das pessoas é o verdadeiro objetivo da clínica, porém, a grande maioria do mercado não se comunica dessa forma. Lotes são apenas programas de vendas. 

    Esta é uma oportunidade para te diferenciar? Claro que sim! Mas não é tão simples assim, afinal, existem formas de comercializar uma experiência, e é isso que estou aqui para te mostrar.

    O que posso fazer para vender mais tratamentos em uma clínica de estética?

    É verdade que o mercado está mais competitivo e tem muito potencial para chamar a atenção dos clientes, além disso essas oportunidades são descobertas quando eles fazem algumas pesquisas relacionadas ao nicho estético. 

    Com isso, algumas práticas utilizando os recursos dos principais canais de marketing digital podem permitir que você venda mais tratamentos em sua clínica de estética. 

    Vamos destacar os pontos que você não pode ignorar e começar a trabalhar o mais rápido possível para atrair cada vez mais clientes.

    Google Meu Negócio

    Precisamos começar pelo básico, por isso iniciamos nossa lista com o Google Meu Negócio, pré-requisito para qualquer negócio com uma área geográfica específica de atuação, como uma clínica de estética.

    Com essa ferramenta, as pessoas poderão encontrar facilmente a sua instituição, inclusive utilizando informações importantes como horário de funcionamento, endereço, site, telefone e muito mais. 

    O melhor de tudo isso é que esse recurso do Google é gratuito, o que significa que você só precisa cadastrar sua instituição, comprovar que ela realmente existe e está no endereço destacado, e pronto!

    Uma vez aprovado, o Google criará um espaço especial que exibirá todas as suas informações institucionais sempre que os usuários buscarem sua empresa. Sem dúvida, este é o principal canal que os usuários encontrarão quando fizerem uma pesquisa. No entanto, você tem um grande espaço de mercado para pessoas que ainda não procuram programas. 

    Para alcançar esses públicos, o Google não é suficiente. Dessa forma, uma abordagem para engajar as pessoas por meio das mídias sociais se torna muito importante. É exatamente isso que vamos abordar a seguir.

    Use o poder da mídia social 

    É provável que, quando menciono o marketing de mídia social como uma oportunidade, você esteja pensando em algo relacionado a: “Mas minha clínica já tem Instagram e já estou fazendo marketing”.

    Na verdade, o marketing digital é mais do que apenas ter uma conta comercial em uma empresa e fazer algumas publicações lá. O potencial de trabalhar nas redes sociais vai muito além disso. 

    Por isso, você precisa pensar estrategicamente e entender como vender mais tratamentos em sua clínica de estética através das redes sociais. Esse pensamento estratégico exige passar por uma série de etapas analíticas, desde o comportamento do usuário, formatos de conteúdo, até ferramentas de publicidade patrocinada.

    Entenda o comportamento do cliente

    Essa análise é essencial, principalmente para que você possa entender quais são os principais canais em que seus clientes mais aparecem (WhatsApp, Instagram, TikTok, etc.) e quais conteúdos são mais relevantes. 

    Para obter esses dados, você usará principalmente dois métodos básicos:

    Procure testar

    Primeiro, faça uma pesquisa com seus próprios clientes para coletar informações sobre a mídia que você visita com mais frequência, como você costuma alugar serviços e muito mais.

    A partir daí, você terá informações iniciais para começar a testar de forma direcionada. Com isso, publique em diferentes formatos em diferentes horários e veja quais são os mais aceitos. Esses testes também fazem parte da segunda etapa do processo de implementação e de uma estratégia de marketing eficaz para sua clínica.

    Humanize sua marca

    Com poucas pesquisas relacionadas ao momento atual do marketing, você aprenderá que as marcas estão caminhando para uma abordagem mais humana no atendimento ao cliente.

    Dessa forma, é preciso mostrar os bastidores de como é realizado o procedimento, quem é o responsável pela satisfação do cliente e outros conteúdos que mostrarão muito sobre sua clínica. 

    Sem dúvida, dado que as pessoas tendem a confiar mais nas pessoas do que nas marcas, esse tipo de conteúdo demonstrará maior credibilidade e confiança com seus clientes em potencial.

    Conteúdo diversificado

    As possibilidades de cada vez mais conteúdo ser apresentado nas mídias sociais estão aumentando. 

    Por exemplo, no Instagram hoje, Feeds, Stories (regulares e melhores amigos), Reels, IGTV e outras ferramentas estão disponíveis. Diversificar seu conteúdo entre essas possibilidades tornará sua rede social mais envolvente, aumentará a probabilidade de interação com o público e atrairá mais atenção de potenciais clientes.

    Mostre os resultados com cuidado

    Vender mais tratamentos em uma clínica de estética é uma tarefa que depende da entrega de resultados, além disso, alguns resultados precisam ser mostrados ao público externo.

    Mas como fazer isso sem expor o cliente? Naturalmente, é preciso cautela ao usar casos específicos para obter visibilidade dos negócios. Uma boa opção é demonstrar a satisfação e experiência do cliente, mesmo sem mostrar os procedimentos realizados.

    Por exemplo, este trabalho poderá demonstrar ao público que sua instituição é confiável e capaz, mesmo que não tenha um processo claro de remoção de gordura tópica.

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    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.