A cada ano, novos modelos de carros são lançados e despertam a ansiedade de muitas pessoas. Esses veículos vêm cheios de inovações tecnológicas que muitas vezes surpreendem os motoristas. Porém, a trajetória até esses avanços é longa e cheia de surpresas. Os fabricantes de automóveis não poderiam imaginar a evolução que aconteceria desde o início da indústria. Vamos explorar a evolução dos principais fabricantes, mostrando fotos dos primeiros modelos e como eles chegaram até aqui.

    ### Toyota – A1
    Em maio de 1935, a Toyota apresentou seu protótipo A1 em um evento especial. O fundador, Kiichiro Toyoda, levou o carro ao túmulo do pai, que ajudou a financiar a empresa. O A1 tinha um motor de 6 cilindros com 62 cavalos de potência. Seu design era inspirado em modelos da Ford e Chevy. No ano seguinte, ele foi modificado e passou a se chamar AA, que agora está em exibição no Museu Automobilístico Louwman na Holanda.

    ### Volkswagen – O Besouro
    Durante a administração de Adolf Hitler, o engenheiro Ferdinand Porsche recebeu a tarefa de criar um carro que acomodasse cinco pessoas, alcançasse 100 km/h, consumisse no máximo 6 litros a cada 100 km e custasse menos de 1.000 marcos. Para isso, Porsche se uniu a Fritz Neumeyer, e assim nasceu a Volkswagen. Nos primeiros anos, 80% dos trabalhadores eram prisioneiros judeus.

    ### Fiat 4 HP
    A Fiat começou suas atividades em 1900 com apenas 35 funcionários. O primeiro modelo, o Fiat 4 HP, teve 24 unidades produzidas. Esses carros chegavam a 35 km/h e consumiam 8 litros a cada 100 km. Atualmente, restam poucos exemplares, dos quais dois estão no Museu de Veículos Motorizados em Turim, um no Museu Nacional do Motor na Grã-Bretanha, e um último no Museu Ford em Michigan, EUA.

    ### Renault Voiturette 1CV
    A Renault usou o nome Voiturette para cinco modelos distintos, começando em 1898. O primeiro modelo foi adquirido por um amigo do pai de Louis Renault, que deu uma volta com ele. Em uma noite, mais de uma dúzia de veículos foram vendidos rapidamente, graças à sua eficiência em subidas e uma velocidade máxima de 32 km/h. A produção dessas primeiras versões continuou até 1903.

    ### Ford Modelo A
    A Ford começou a fabricar seu Modelo A em 1903. Estava disponível em versões de 2 lugares por $800 e 4 lugares por $900, com todas as unidades na cor vermelha. O carro pesava 562 kg e podia chegar a 45 km/h. Apesar de ser chamado de “a máquina mais confiável do mundo”, enfrentou problemas como superaquecimento e deslizamento da correia.

    ### Nissan – DAT
    Em 1911, a Nissan, então conhecida como Kwaishinsha, lançou seu modelo DAT. O nome surgiu dos investidores da empresa. Depois, foi criada uma versão menor, conhecida como Datsun. O nome original era Datson, que referia-se a “filho de Dat”. Porém, o nome foi mudado para Datsun, já que “son” significava “perda” em japonês.

    ### Honda – T360
    Quando em 1961 um projeto de lei no Japão tentou limitar o número de fabricantes de automóveis, Soichiro Honda decidiu entrar no setor automotivo. Em 1963, ele lançou o T360, um carro azul de dois lugares, apenas meses antes do esportivo S500. Um total de 108.960 unidades do T360 foram fabricadas.

    ### BMW Dixie
    A BMW adquiriu a empresa Dixie em outubro de 1928 e renomeou o modelo como BMW 3/15. Esse carro foi produzido entre 1927 e 1932, com 28.283 unidades fabricadas. O modelo passou por quatro gerações até a BMW decidir focar na fabricação de carros esportivos e luxuosos.

    ### Ferrari 125 S
    O fundador da Ferrari, Enzo Ferrari, lançou o modelo Ferrari 125 S em 1947, que foi o primeiro carro a sair da fábrica. Antes disso, Enzo havia construído o Auto Avio Costruzioni 815, que tinha algumas semelhanças com o 125 S. O Ferrari 125 S participou de uma corrida em Piacenza, mas não completou a prova, embora tenha vencido uma competição no Grande Prêmio de Roma duas semanas depois.

    ### Peugeot – Veículo a Vapor
    O primeiro carro da Peugeot não tinha nome e foi feito para uma exposição na Feira Mundial de Paris em 1889. Quatro unidades foram produzidas. Esses veículos eram volumosos e demoravam para funcionar. O uso de vapor como propulsão foi abandonado em 1890, quando começaram a fabricar carros com motores de combustão interna. Apesar disso, o veículo Peugeot era tecnicamente avançado para a época.

    Esses exemplos mostram como a indústria automobilística evoluiu ao longo do tempo, desde modelos que eram praticamente experimentais até os veículos sofisticados que conhecemos hoje. Cada fabricante tem sua própria história e contribuição para o mundo dos automóveis.

    Se você curtiu saber sobre esses carros e suas histórias, fique à vontade para buscar mais informações. O universo automobilístico é cheio de fatos interessantes e inovações que mudaram a maneira como nos locomovemos.

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    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.