[ad_1]

    Pesquisadores da Carnegie Mellon University criaram uma técnica que adiciona sensibilidade aos lábios, dentes e língua no metaverso. Se implementada em escala, a tecnologia tem potencial para melhorar a experiência imersiva em mundos virtuais. Aqui está como funciona!

    De acordo com pesquisadoreso sistema usa ondas de ultra-som transportadas pelo ar para criar sensações nos lábios, dentes e língua. É capaz de produzir efeitos hápticos, incluindo impulsos pontuais, swipes e vibrações persistentes direcionadas à boca.

    O dispositivo consiste em um phased array de 65 transdutores. A melhor parte é que pode ser anexado à parte inferior dos óculos de realidade virtualeliminando assim a necessidade de um acessório autônomo adicional.

    Para demonstrar as capacidades do sistema háptico da boca, os pesquisadores mostraram várias atividades, como beber água, escovar os dentes, sentir as gotas de chuva e até mesmo andar por teias de aranha. “Toda vez que você se inclina e pensa que deveria sentir a água, de repente sente um jato de água em seus lábios” disse Vivian Shen, um Ph.D. do segundo ano. estudante do Instituto de Robótica.

    Dos efeitos testados, os pesquisadores observaram que nem todos os efeitos foram igualmente úteis. Notavelmente, parece que os voluntários do teste esperavam as sensações em todo o corpo enquanto caminhavam pelas teias de aranha, em oposição apenas à região da boca. Dito isto, os voluntários mencionaram que os hápticos da boca melhoraram sua experiência geral de RV. Você pode conferir a demonstração no vídeo abaixo:

    Embora seja bom ver que o dispositivo se encaixa perfeitamente nos óculos de realidade virtual, ele parece deslocado no momento. Os pesquisadores estão cientes dessa limitação e estão trabalhando para tornar o dispositivo menor e mais leve, além de adicionar novos efeitos hápticos.

    Resta ver como este dispositivo acaba postando mais alguns trabalhos nele. Você acha que essa tecnologia pode se tornar seguramente uma parte do universo do metaverso? Deixe-nos saber seus pensamentos sobre isso nos comentários abaixo.

    [ad_2]

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.