Se você se machucou ou adoeceu, foi submetido a uma cirurgia e está com dificuldade de locomoção funcional, pode se beneficiar dos serviços qualificados de um fisioterapeuta.
Seu terapeuta pode ajudá-lo a se recuperar com rapidez e segurança, além de oferecer estratégias para que você se mantenha saudável. Durante a fisioterapia, seu terapeuta pode recomendar que você use certos equipamentos para ajudá-lo a se recuperar.
Os instrumentos de fisioterapia podem ser exatamente o que você precisa para voltar a se mover com segurança, mas podem ser caros.
Ter uma compreensão do que você pode precisar ao se recuperar de uma lesão ou doença pode ajudá-lo a planejar seu curso de reabilitação do ponto de vista financeiro.
Afinal, os cuidados de saúde são caros e várias visitas à clínica de fisioterapia podem resultar em co-pagamentos. Ter um plano para gerenciar equipamentos e suprimentos de fisioterapia pode facilitar sua reabilitação.
O que é fisioterapia?
A fisioterapia é uma profissão de saúde aliada, fornecida por profissionais treinados em nível de doutorado. Os terapeutas são especialistas em movimento que observam sua mobilidade funcional (sua capacidade física para realizar tarefas diárias) e determinam o que pode estar causando sua perda de mobilidade. Em seguida, eles podem criar um plano para ajudá-lo a recuperar sua mobilidade independente.
Os fisioterapeutas costumam usar várias técnicas e modalidades de tratamento para ajudá-lo a se mover melhor e se sentir melhor. Lembre-se de que o autocuidado e a independência do paciente são incentivados.
Qualquer coisa que você puder fazer em casa sem a ajuda de seu terapeuta será bom para sua recuperação. Às vezes, isso significa usar suprimentos e equipamentos extras durante a reabilitação.
Acesso ao atendimento
A maioria dos pacientes vai à fisioterapia em uma clínica e frequenta várias vezes por semana. E cada vez que você vai à clínica para fazer terapia, pode enfrentar uma cobrança direta.
Uma maneira de diminuir o alto custo das sessões é praticar o que você aprendeu por conta própria. Isso pode significar seguir cuidadosamente as instruções do terapeuta e fazer o seu programa de exercícios em casa exatamente como ele mandar. Também pode significar comprar algum equipamento para usar em casa.
Equipamentos e exercícios de fisioterapia
A realização de autocuidado e reabilitação independente pode significar a compra de equipamentos e suprimentos que o ajudem a se recuperar. Seu terapeuta pode lhe dizer quais suprimentos podem ser necessários para sua condição específica. Esses suprimentos podem ajudar sua reabilitação e (com sorte) minimizar suas visitas à clínica.
Lembre-se de que os fisioterapeutas geralmente oferecem mais do que apenas recomendações e exercícios; eles costumam agir como motivadores e podem analisar rapidamente seus movimentos para se certificar de que você está fazendo a reabilitação corretamente.
Para dor lombar
A dor nas costas pode limitar sua capacidade de sentar, ficar em pé e andar corretamente. Se sua condição nas costas causar um nervo comprimido, você pode sentir dor nas pernas ou dormência na coluna. O tratamento geralmente envolve a liberação de pressão dos nervos espinhais.
Podem ser feitos alongamentos que diminuem a pressão sobre os nervos e melhoram a mobilidade da coluna. Isso pode incluir:
- Alongamento dos joelhos até o peito
- Flexões
- Pontes
- Perna reta levanta
Exercícios de força podem ser feitos, e seu terapeuta pode recomendar que você compre uma bola de estabilidade para os exercícios para as costas.
Outro componente importante do autocuidado para a dor lombar é a correção postural. Seu terapeuta pode recomendar que você use um rolamento lombar para ajudar a apoiar a coluna enquanto está sentado. Os rolos lombares costumam ser baratos.
Além disso, você pode fazer seu próprio rolo lombar para suporte postural enrolando uma toalha de banho e colocando-a atrás das costas.
Seu terapeuta também pode recomendar um aparelho para as costas para controlar sua dor. Essa peça de equipamento costuma ser uma despesa coberta por sua seguradora, especialmente se seu terapeuta e médico o recomendarem.
Para dor no ombro
Se você sentir dor no ombro, seu terapeuta pode recomendar que você fortaleça os músculos do manguito rotador para apoiar adequadamente a articulação do ombro.
A aquisição de bandas de resistência pode ser conveniente para você realizar esses exercícios. Halteres pequenos, variando de um a cinco libras, também podem ser úteis para fortalecer os músculos dos ombros.
Alguns terapeutas usam uma técnica de bandagem especializada, chamada de bandagem cinesiológica , para melhorar a função muscular do ombro. É algo que você pode aprender a fazer sozinho; portanto, comprar um rolo de fita cinesiológica.
Mas lembre-se: em caso de dores constantes o indicado é ir até um ortopedista de ombro para descartar ou prevenir caso seja algo mais sério.
Para dor nas pernas
Se você tem dor na perna ou na coxa, pode se beneficiar de elevar as pernas retas para melhorar a força do quadril e da perna. Seu terapeuta pode usar pesos de braçadeira na clínica para fornecer maior resistência.
Alguns pacientes se beneficiam do uso de pesos de manguito em torno dos tornozelos em casa durante os exercícios para as pernas. Um peso de manguito ajustável pode ser melhor; pequenas barras de metal podem ser adicionadas ou removidas para alterar a quantidade de resistência fornecida pelo peso.
Se o seu fisioterapeuta prescreve alongamentos para a dor nas pernas, usar uma cinta de alongamento em casa pode ser uma opção. Pode ser usado para alongar os quadris, tendões da coxa, quadríceps e panturrilhas.
Às vezes, seu fisioterapeuta pode usar técnicas de massagem para relaxar e soltar os músculos tensos. A automassagem pode ser feita com rolos de espuma ou com uma pistola de massagem manual. Seu terapeuta pode mostrar como fazer a melhor (e mais segura) automassagem.
Para dor no pescoço
Se você tem dor no pescoço , seu terapeuta pode usar tração cervical na clínica de fisioterapia. Você sabia que existem unidades de tração que você pode usar em casa? As opções podem incluir o dispositivo Saunders Home Traction, uma opção mais acessível, mas menos sofisticada, para o alívio da dor no pescoço, pode ser a Rede do Pescoço.
Se seu pescoço incomodar durante o sono, use um rolo cervical no travesseiro . Este rolo de espuma de baixo custo desliza para dentro da sua fronha e apoia seu pescoço enquanto você dorme.
Para dores no quadril e no joelho
Se você tem dor no quadril e no joelho, seu terapeuta provavelmente prescreverá exercícios para fortalecer os músculos que sustentam essas articulações. Os exercícios podem incluir:
- Pontes de perna única
- Perna reta levanta
- Faixa lateral andando
- Agachamento com bola
Bandas de resistência podem ser usadas para desafiar os músculos ao redor das extremidades inferiores. Freqüentemente, os exercícios de equilíbrio são realizados na clínica de fisioterapia e podem ser reproduzidos em casa.
Você pode se beneficiar com a obtenção de uma prancha de equilíbrio para realizar exercícios avançados de equilíbrio para a dor no quadril ou joelho.
Quando visitar um fisioterapeuta
A melhor época para visitar um fisioterapeuta é se você estiver sentindo dor, se fez uma cirurgia, se machucou ou se está passando por uma perda de mobilidade funcional. Se você está tendo problemas para fazer seu trabalho e atividades normais, trabalhar com um fisioterapeuta é uma boa ideia.
Realizar a reabilitação por conta própria em casa pode ser uma opção, mas nada pode superar o conhecimento, a experiência e a motivação que um fisioterapeuta qualificado pode oferecer.
Se o custo da terapia for uma preocupação, mencione isso ao seu terapeuta. Muitas vezes, eles podem encontrar as coisas certas para você fazer em casa e podem ajudá-lo a obter os suplementos certos para manter seu programa de autocuidado em andamento.
Você pode se beneficiar trabalhando em casa e checando regularmente com seu terapeuta para avançar seu programa e garantir que está no caminho certo para uma recuperação completa.
Resumo
Ter algum equipamento de fisioterapia em casa pode ser exatamente o que você precisa para se mexer novamente. O equipamento varia dependendo de onde está a lesão e de quanto você está disposto a gastar.
Algumas opções mais acessíveis incluem faixas de resistência, tiras de alongamento, rolos lombares e fita cinesiológica. As opções mais caras incluem tração cervical e ferramentas de nível comercial. Seu terapeuta pode ajudá-lo a determinar quais peças de equipamento seriam mais benéficas para você ter em casa.