O mercado das criptomoedas segue em constante evolução, e neste cenário, um importante ativo emergiu, prometendo revolucionar o mercado, a Solana (SOL).

    Apresentando um desempenho impressionante, a criptomoeda tem se destacado por sua blockchain mais rápida e acessível.

    Em 2017, com o advento das aplicações descentralizadas, algumas limitações da tecnologia blockchain ficaram evidentes, como os altos custos e demora nas confirmações de transações.

    Para resolver esses problemas, a Solana apresentou um sistema mais ágil e robusto, possibilitando transações quase que instantâneas a custos muito mais baixos, sem comprometer a segurança da blockchain.

    Entenda as operações descentralizadas (DeFi)

    Operações descentralizadas (DeFi) possibilitam a realização de uma série de serviços financeiros baseados em tecnologia blockchain, sem a necessidade da presença de intermediários, como bancos e instituições financeiras, por exemplo.

    Dentre as operações possíveis, um bom exemplo é a execução de contratos inteligentes (smart contracts) de empréstimos, totalmente automatizados e sem intermediários.

    A DeFi promove total transparência e autonomia financeira, permitindo que os usuários controlem seus ativos e participem ativamente das operações.

    Conheça a Solana (SOL)

    Embora recente, a Solana (SOL), criptomoeda criada em 2017, é um dos ativos digitais mais conhecidos do momento.

    O ativo possui uma blockchain programável e com código aberto, o que viabiliza a criação dos contratos inteligentes (smart contracts), sendo esse um dos fatores primordiais de sua importância e evolução.

    Além disso, oferece aos usuários maior velocidade de transações e, consequentemente, menor custo de operações.

    Solana utiliza o proof-of-stake (PoS) como mecanismo de validação. Em tradução literal, “prova de participação”, o mecanismo consiste no bloqueio de determinada quantia de valor como forma de garantia para as transações, rendendo ao portador do saldo bloqueado uma recompensa. A prática é conhecida como staking.

    O mecanismo de validação utilizado pela Solana torna a blockchain mais rápida e barata. Diferentemente do processo de mineração de criptomoedas, chamado de proof-of-work (PoW), onde supercomputadores competem para resolver problemas matemáticos, com um alto consumo de energia e de investimento, no PoS, há a necessidade apenas do bloqueio de valores como garantia de operações, sem envolver uma grande demanda.  

    O que esperar da Solana?

    O futuro desta criptomoeda é promissor. O ativo é administrado por uma equipe bastante experiente, é capitalizado e possui um histórico muito interessante no que diz respeito à entrega de rendimentos aos seus investidores.

    É sempre importante mencionar que o investidor tenha clareza sobre o seu perfil e entenda se este tipo de ativo é compatível.

    De toda forma, Solana apresenta um enorme potencial de crescimento futuro, principalmente em um momento onde a demanda por esse tipo de aplicação vem aumentando cada vez mais.

    Onde posso comprar o ativo?

    Como qualquer outro ativo do mercado cripto, a SOL pode ser adquirida por meio de uma exchange de critpomoedas.

    Essas empresas, além de viabilizarem a compra do ativo, oferecem também a guarda segura do ativo e uma plataforma que possibilita ao usuário executar suas transações de maneira bastante simples.

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.