A publicidade é algo essencial para as empresas e para que seus produtos e serviços alcancem o público alvo. Dessa forma, ela é uma maneira de divulgação da marca e isso é feito pelo publicitário.

    A produção publicitária ocorre de inúmeras maneiras. Afinal, existe publicidade escrita, em audiovisual, na internet e, é claro, nas redes sociais. Assim, a modalidade sofre alterações com o desenvolvimento da tecnologia e com a evolução da sociedade.

    Para conhecer melhor o mercado publicitário continue lendo para ver detalhes sobre a atuação dos profissionais da área. Assim, veja como ela pode ser uma ótima opção para uma carreira profissional.

    O que faz o publicitário?

    Esse é o profissional que se responsabiliza por dar luz aos produtos e serviços de uma empresa. Nesse sentido, ele também visa analisar a imagem que a organização possui e, a partir disso, tomar providências para melhorá-la.

    Os profissionais com formação na graduação de publicidade e propaganda conquistam conhecimentos sobre diversos pontos. Por exemplo, determinam o logotipo dos produtos e da organização para que ela chame mais a atenção do público.

    Também, se dedicam à promoção de propagandas em diversos meios que possam interessar o público-alvo. Com isso, pretendem aumentar as vendas e, também, estabelecer uma empresa e o que ela oferece no mercado.

    Áreas de atuação do publicitário

    Conheça as áreas da publicidade. Elas são diversas e todas elas encontram local no mercado de trabalho, além de serem essenciais para o sucesso de qualquer tipo de propaganda publicitária.

    • Atendimento

    A primeira área em que o publicitário atua é no atendimento ao cliente. Nesse caso, ele se mantém em contato com o consumidor. Isso é essencial para que a empresa de publicidade saiba exatamente o que seu contratante espera.

    Não raro acontecem desencontros criativos. Então, esse contato evita que isso ocorra. Ao mesmo tempo, consegue contornar qualquer situação em que a agência apresenta um tipo de conteúdo que não se relaciona com o que o consumidor esperava.

    Considere, também, que é dessa maneira que o publicitário fica ciente sobre quem está representando, a personalidade da marca. Igualmente, nesse momento ele descobre exatamente o que o consumidor que o contratou espera da campanha.

    Os objetivos são considerados. Por exemplo, a campanha quer aumentar o público consumidor ou mudar sua imagem perante ele? Ou, ainda, quer apresentar um produto inédito e convencer o público-alvo da importância?

    Todas essas questões são importantes na área de atendimento e, por isso, são muito especiais.

    • Planejamento 

    A segunda das áreas de atuação do publicitário envolve o planejamento. Mas o que é isso? É a determinação do que será veiculado, de qual maneira e com qual abordagem.

    A linguagem e os argumentos também são importantes e cabem aqui. Considere, então, uma propaganda de roupas. Por que o cliente deve comprá-las, o que a marca oferece e qual é a linguagem mais adequada? A determinação de tudo isso ocorre nesse momento.

    • Mídia 

    A terceira área de atuação do publicitário diz respeito às mídias nas quais as publicidades são veiculadas. Assim, a campanha estará dentro desses locais e plataformas de comunicação.

    Considere, por exemplo, que é possível usar as redes sociais. Nesse caso, então, a empresa busca maneiras de colocar suas propagandas ali. As possibilidades são inúmeras, incluindo a chance de patrociná-las para que cheguem ainda mais longe.

    Ainda, é possível fazer uso de mídias de audiovisual e escritas. Aqui estão inclusas as redes de televisão, rádios e, também, revistas e jornais impressos ou online. Em todos os casos cabe ao publicitário negociar o tempo de veiculação, o valor e o tamanho da publicidade.

    Note que tudo isso custa dinheiro. Assim, o profissional da área de publicidade precisa ter contatos para negociação e, ainda, estipular quais são as mídias que podem refletir mais benefícios para o cliente.

    • Criação 

    Por fim, a última das áreas de atuação do publicitário é a de criação. É aqui, então, que as campanhas realmente encontram seu desenvolvimento. Assim, seguem-se alguns quesitos cuja estipulação ocorreu nas fases anteriores.

    Ou seja, a campanha de publicidade do produto e da marca irá variar conforme quais são os meios de divulgação. Também, da linguagem que se escolheu e da abordagem cuja determinação ocorreu anteriormente.

    Assim, a partir de todos esses elementos a equipe do publicitário que atua na criação desenvolve as imagens e a cara da publicidade. Aqui, então, ela toma forma. Além das imagens, há estudo sobre em que ordem elas aparecerão, com quais conteúdos e textos. 

    Porém, é importante lembrar que outros profissionais irão participar da concretização da publicidade. Assim, os publicitários da área de criação criam um roteiro que orientará os desenhistas, fotógrafos ou diretores de arte, dentre outros. 

    Portanto, essas são as principais áreas da publicidade. Conclui-se, dessa maneira, que a atuação do profissional publicitário é bastante ampla e que esse meio é muito importante.

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.