Você se encontra com dúvidas sobre ter ou não religião ou se acreditar em Deus basta? Continue lendo esse artigo para saber um pouco mais do assunto.

    É muito comum ouvirmos de muitas pessoas em determinadas situações quando perguntamos sobre a sua fé a seguinte frase: “eu não tenho uma religião fixa, mas acredito em Deus”.  Isso se popularizou porque as pessoas confundem Deus e religião.

    E por essa frase ser muito corriqueira, acabou gerando um pouco de dúvidas em pessoas que fazem parte de uma igreja, porém se sentem tentadas a permanecer somente com suas crenças, sem estar diretamente ligado a uma denominação.

    Vamos colocar de uma vez por todas, alguns pontos que são necessários para a nossa compreensão do que é crer em Deus e o que é ter religião, e como o estudo bíblico online ajuda ambas as situações.

    Estudos Bíblicos Online

    Devido à pandemia, e também à correria do dia a dia, muitas pessoas optaram por fazerem estudos bíblicos online. Em geral, ele conta com a estirpe variados de trechos bíblicos e explicações de teólogos que passaram praticamente toda a vida nos estudos da palavra de Deus.

    Esse tipo de estudo pode ser feito por pessoas que tenham uma religião ou por pessoas que optam por acreditar em Deus, mas que desejam saber um pouco mais sobre ele. Sendo assim uma ótima aquisição para quem realmente quer ter uma vida espiritual evoluída, independente de estereótipos religiosos.

    Acreditar em Deus X ter religião

    Apesar de nós, que fazemos parte deste site sermos cristãos protestantes, queremos lhe fornecer uma opinião imparcial. Crer em Deus, significa acreditar que ele existe, entender a sua grandiosidade e seu poder para com todas as situações.

    Ao crer em Deus você atesta que ele existe. Mas a fé vem pelo ouvir, ouvir a palavra de Deus, nesse caso ir a algum lugar estudar sobre ele e sobre pessoas que tiveram um relacionamento verdadeiro com ele.

    No entanto, fazer parte de uma religião não quer dizer que você é melhor do que outra pessoa que crê em Deus, apenas quer dizer que além de sua crença em nosso divino Senhor, você se sente à vontade de fazer parte de um grupo que possui uma doutrina específica.

    Em geral, essas doutrinas seguem ramificações de divisões que ocorreram no passado, com a reforma protestante e a contrarreforma. Mas independente da vertente a seguir, as religiões que predominam em nosso país são todas voltadas para a crença em Deus.

    Por que ter uma religião?

    É importante que você tenha um lugar específico para ir e ter momentos de comunhão com Deus. Não que na sua própria casa você não tenha isso, mas em uma religião você conta com apoio de líderes e irmãos que dividem as alegrias e dificuldades da caminhada cristã.

    Você não precisa se sentir mal porque ainda não faz parte de uma religião, invista em estudos bíblicos online, tenha seu momento de devocional (leitura, oração e louvores a Deus) e sempre que possível visite igrejas até que você encontre alguma que lhe desperte o desejo de congregar.

    Nesse período de pandemia , fique atento à programação online das igrejas próximas a você. Dessa forma você não se expõe, e não deixe de conhecer a liturgia de denominações.

    Caso você se sinta com desejo de conhecer alguma delas, verifique se há programações presenciais e faça uma visita, com todos os cuidados, é claro. Busque a Deus de todo o seu coração e independente de sua religião faça o bem ao seu semelhante, o mundo precisa disso.

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.