Com certeza você já deve ter visto em algum lugar uma toalha de rosto para bordar! Esse item é usado para decoração e também como um item funcional. Em muitas casas você vai encontrar uma toalha como essa, pois o bordado é um artesanato apreciado por muitas pessoas.

    O bordado é a arte de decorar tecidos ou outros materiais usando uma agulha para aplicar linha ou fio. A palavra bordado vem da palavra francesa broderie, que significa enfeite.

    Embora seja um tipo de artesanato que já existe a muito e muito tempo, o bordado ainda é praticado por muitas pessoas. E mesmo quem não sabe fazer o bordado, gosta de uma toalha de rosto para bordar, pois é um item que traz elegância e estilo para o ambiente.

    A toalha de rosto para bordar, é um item que pode ser usado para deixar o banheiro mais personalizado e aconchegante. Se você escolher a cor certa da toalha e um desenho que harmonize com a decoração do banheiro, com certeza o seu lar vai ficar mais estiloso com uma toalha bordada.

    O bordado é a arte de decorar tecidos ou outros materiais usando uma agulha para aplicar linha ou fio. A palavra bordado vem da palavra francesa broderie, que significa enfeite.

    Mas você sabe como e onde o bordado surgiu? Neste artigo você vai conhecer um pouco sobre a origem do bordado, e conhecer alguns fatos interessantes sobre esse tipo de artesanato.

    Origem do bordado

    Em várias formas, o bordado existe desde a produção do tecido. Embora o bordado seja praticado em todo o mundo, sua origem vem da China e do Oriente Médio.

    Os primeiros bordados podem ser rastreados até 30.000 aC.  Achados arqueológicos desse período revelam restos fossilizados de roupas pesadamente costuradas à mão e decoradas.

    Outros primeiros exemplos de bordado são encontrados na China, datando do período dos Reinos Combatentes entre os séculos V e III aC Na Suécia, os primeiros achados de bordados são de um período conhecido como Era Viking, por volta dos séculos IX e X.

    Por volta do ano 1000, a prática do bordado começou a crescer na Europa com o crescimento da igreja cristã e a realeza ganhando poder. Roupas e ornamentos ricamente decorados na forma de tapeçarias e toalhas de mesa foram encomendados para exibir poder e riqueza.

    Além disso, o bordado era importante no mundo islâmico medieval porque era um sinal de alto status social nas sociedades muçulmanas. Em cidades como Damasco, Istambul e Cairo, os bordados podem ser encontrados em itens como lenços, bandeiras, uniformes, mantos, adornos de cavalo, bolsas e capas.

    Mais tarde, na Inglaterra do século 18 e suas colônias, o bordado era uma habilidade que marcava a passagem de uma garota para a feminilidade, bem como transmitia posição social. Logo depois, no entanto, o desenvolvimento da máquina de bordar e a produção em massa ocorreram em etapas durante a Revolução Industrial. Os primeiros bordados à máquina, encontrados na França em meados de 1800, utilizavam uma combinação de teares à máquina e bordados à mão.

    Por volta do ano 1900, catálogos de revistas e papéis de padrão ajudaram o bordado a se tornar mais difundido.

    O bordado em nossos dias

    Apesar de ser uma arte milenar, o bordado ainda faz muito sucesso atualmente e as técnicas do bordado tem acompanhado as novas tecnologias. Existem máquinas de bordado que são muito sofisticadas e tecnológicas.

    As pessoas agora aprendem a bordar por meio da internet com vídeo aulas e os moldes estão disponíveis também na internet para baixar e imprimir, para quem gosta de bordar a mão.

    Além de tudo isso, hoje em dia as pessoas usam a toalha de rosto para bordar como terapia para tratamento de depressão e ansiedade. No tópico a seguir você vai ver os benefícios do bordado.

    Benefícios do bordado

    • Reduz a ansiedade. Reservar um tempo para olhar e apreciar uma peça de bordado agradável, ou qualquer arte visual, pode ajudar a controlar e reduzir a ansiedade.
    • Abaixa a pressão arterial e diminui a frequência cardíaca. Um estudo descobriu que as pessoas que faziam ponto cruz se beneficavam dessas mudanças fisiológicas exatas.
    • Mantém seu cérebro saudável. Práticas espaciais e gestuais como o bordado são importantes para o desenvolvimento, manutenção e reparo do cérebro.
    • Ajuda o cérebro a se recuperar de lesões. Vítimas de derrame podem restabelecer vias neurais e melhorar a plasticidade cerebral.
    • Mantém seus olhos atentos. Praticado com boa luz e por um período de tempo apropriado, o bordado pode ajudar a manter e fortalecer a visão.
    • Te deixa atento. O bordado pode nos ajudar a manter a atenção plena, mantendo-nos no momento presente, silenciando as partes do cérebro envolvidas na geração de emoções negativas.
    • Cria confiança. Projetos de bordado concluídos podem gerar sentimentos de realização, ajudando a aumentar a autoconfiança.

    Agora que você já sabe como o bordado surgiu e os benefícios que esse artesanato pode te proporcionar, compre a sua toalha de rosto para bordar e aproveite os benefícios!

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.