Para muitas doenças e desastres na vida, é fácil acreditar que isso não acontecerá com você. Com o câncer de pele, essa não é uma aposta que você queira fazer. 20% dos americanos desenvolveram câncer de pele antes de completar 70 anos, e cerca de 9.500 americanos são diagnosticados com algum tipo de câncer de pele todos os dias, de acordo com a American Academy of Dermatology Association.
Além de evitar o sol, o filtro solar é sua primeira linha de defesa contra doenças e danos à pele. No entanto, é tão fácil inventar desculpas para não usá-lo. O fato é que o sol é prejudicial, não importa quanto tempo você fica fora e onde quer que esteja.
Os cuidados
Os cuidados com a pele são importantes durante todo o ano, mas especialmente no verão, quando as temperaturas são mais altas e mais pessoas passam o tempo ao ar livre.
- Use uma camada extra: o algodão está longe de ser o único material usado nas roupas hoje em dia. Existem roupas respiráveis que ajudam a mantê-la fresca, ao mesmo tempo que fornecem uma camada extra de proteção, e você também pode trazer um chapéu para cobrir o couro cabeludo e a testa. Você pode até encontrar roupas com tecnologia de proteção UV embutida no tecido. Bem-vindo à próxima geração de proteção para a pele!
- Procure sombra: Escolha o local com guarda-chuva à beira da piscina. Posicione as cadeiras nas áreas cobertas de seu quintal. Qualquer coisa que você possa fazer para se proteger do sol é uma escolha positiva e ainda permite que você aproveite o calor sem suportar os danos.
- Evite as horas fortes do sol: O sol é mais forte entre as 10h00 e as 16h00. Exercite-se ou descanse pela manhã e à noite, se possível.
- Aplique protetor solar diariamente: ao incorporar protetor solar em sua rotina diária de cuidados com a pele, você conseguirá duas coisas. Primeiro, você começará o dia protegendo sua pele do sol e, ao mesmo tempo, ajudará a prevenir o envelhecimento da pele .
- Planeje com antecedência para reaplicar: Sempre leve protetor solar com você, porque ele passa eventualmente. Reaplicar a cada duas horas e após nadar ou suar excessivamente.
- Conheça a sua classificação de FPS: A classificação de FPS no frasco de protetor solar informa o quão bem sua pele estará protegida em comparação com se você não estivesse usando protetor solar. Por exemplo, ao usar um protetor solar FPS 50, você queimaria 50% mais devagar do que faria sem protetor solar. Isso significa que quanto maior o número, melhor a proteção que você obtém, mas não pense que você é invencível só porque encontrou uma garrafa com alto índice de FPS. Você ainda precisa aplicá-lo adequadamente e discutir quais produtos funcionam melhor para sua pele.
- Cuidado com os dias nublados: parece contra-intuitivo, mas os raios ultravioleta são mais prejudiciais em dias nublados do que em dias ensolarados. Não é porque as nuvens estão ampliando os raios do sol. É porque as nuvens não protegem você dos raios ultravioleta , o que significa que você não pode ver o sol, mas o sol pode ver você, afiando sua pele desprotegida e danificando-a se você não tomar cuidado.
- Limite o tempo de natação: a água não apenas incentiva o desgaste do protetor solar (mesmo o resistente à água), mas também reflete a luz do sol e aumenta a chance de queimaduras solares.
- Preste atenção à geografia: pessoas que moram ou passam férias em altitudes mais elevadas e mais perto do equador estão expostas a raios solares mais fortes, o que aumenta a necessidade de cuidados com a pele responsáveis.
- Evite óleo de bronzeamento: você coloca óleo em uma frigideira quando está fritando algo para comer. Quando você coloca óleo de bronzeamento na pele e se expõe ao sol, está basicamente cozinhando sua pele. Esses óleos atraem a luz solar para que você se bronzeie mais rápido, mas lembre-se de que o bronzeamento causa danos à pele e não é considerado seguro pelos dermatologistas especialistas em câncer de pele.