Como economizar energia com o teletrabalho?

    Economizar energia com o teletrabalho é um grande desafio atualmente. O teletrabalho está instalado em nossas vidas e parece que vai continuar aqui durante muito tempo. Devido à pandemia, milhares de profissionais foram forçados a trabalhar em casa, tendo como consequência, o gasto de energia que isso acarreta.

    Como o teletrabalho afeta o consumo de energia?

    No que diz respeito ao gasto de energia, o teletrabalho aumenta a conta de luz. As empresas se beneficiaram com a economia de eletricidade e aquecimento ou resfriamento. Mas essa situação resultou em uma despesa para o funcionário que trabalha em casa.

    Ao passar mais horas em casa, trabalhando em frente ao computador, gastamos muito mais energia. O que se traduz principalmente em um aumento na conta de luz.

    Compartilhamos algumas dicas para usar a energia com responsabilidade e economizar com o teletrabalho:

    O que podemos fazer para economizar energia com o teletrabalho?

    A economia de energia está ao alcance de todos. Se fizermos pequenos gestos e usarmos a energia com responsabilidade, podemos economizar energia e notar uma redução na sua próxima conta.

    Aproveite a luz natural

    É importante aproveitarmos a luz natural para trabalhar. Além de reduzir o consumo de energia e minimizar as emissões de CO2, eles também têm um efeito positivo na saúde visual. Trabalhar com luz natural permite que nos concentremos melhor e trabalhemos de forma mais cómoda.

    Uma forma de aproveitar melhor a luz natural é alocar as áreas com maior iluminação às tarefas que a exigem. Da mesma forma, seria muito conveniente colocar sua área de trabalho próxima a uma janela com luz natural.

    Use aparelhos com alta eficiência energética e baixo consumo

    O uso de aparelhos de baixo consumo vai economizar eletricidade enquanto você trabalha em casa. Nesse sentido, recomendamos que você aposte em lâmpadas LED e aparelhos com alta eficiência energética que vão poupar muita luz, o que se refletirá em sua conta de luz.

    Mantenha a temperatura entre 20º- 25º C

    Mantenha o aquecimento no inverno acima de 20º e o ar condicionado a 25º, e somente quando for realmente necessário. Desta forma, alcançaremos uma temperatura confortável e, ao mesmo tempo, e não desperdiçamos energia.

    Evite o consumo fantasma

    O consumo fantasma é o consumo de eletricidade de dispositivos eletrônicos permanentemente conectados à rede. Ou seja, o consumo dos eletrodomésticos quando eles estão em “stand by” ou não em uso.

    Parece óbvio, mas não é. Uma parte do consumo elétrico que fazemos em casa provém dos eletrodomésticos que ficam ligados à corrente sem serem utilizados. Desde réguas de energia sem desligar completamente, até carregadores de celular ou computador conectados à rede, mas sem estarem carregando suas baterias.

    Na maior parte do dia de trabalho, temos aparelhos e dispositivos conectados à rede elétrica que não estamos usando. Fique de olho nisso e certifique-se de ter apenas aqueles que está usando no momento ativados.

    O fato de ter o filtro de linha conectado sem plugues ou uma simples chave conectada à rede faz com que desperdicemos energia desnecessariamente.

    Uso de tarifa de energia com diferença horária

    Várias empresas de energia elétrica já disponibilizam tarifas onde o preço da eletricidade é mais económico de acordo com a hora do dia. Se você nesse momento passa mais tempo em casa, consulte com a sua empresa de luz se paga mais pela energia gasta de dia ou de noite. Assim conseguirá poupar ainda mais dinheiro.

    Com esses pequenos gestos eles estarão consumindo muito menos energia e você notará na sua conta de luz. Esperamos que essas dicas ajudem você a economizar enquanto dura o teletrabalho.

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.