Você já foi convidado para um evento formal e não sabe se vestir? O post de hoje é um guia para homens: smokings, como usá-los e quais as regras de etiqueta para usar esse look.
Assim, você pode ir com confiança a qualquer reunião. Continue lendo para aprender como montar seu guarda-roupa de gala e saber o que fazer e o que não fazer quando estiver vestindo-o.
Smokings e regras para usá-los
O código de vestimenta masculino, apesar do que geralmente se pensa, tem variantes claramente diferenciadas umas das outras. O guarda-roupa masculino é pensado para ser muito básico, apenas peças simples, mas não precisa ser assim.
É preciso ter algumas pelas de diferentes estilos e acessórios, principalmente, para ocasiões especiais como um look de gala.
Saiba como usar um smoking e quais as regras de etiqueta desses look a seguir:
Evento formal pela manhã: Smokings claros
Normalmente, o smoking é muito usado em batizado e casamentos (pelo noivo, padrinhos e testemunhas).
Embora seja um traje que se manteve tradicional ao longo do tempo, houve pequenas variações deste. Por exemplo, o uso do colete, que lhe dá cor, bem como o uso de tecidos diversos.
Que roupa usar com o traje matinal?
- Camisa: Branca, com gola, sem botões e com punhos duplos.
- Gravata: em seda cinza com um nó Windsor, que pode ser preso com um alfinete especial. Você também pode usar um plastrão, que é um tipo de gravata larga que cobre o peito.
- Colete: neste caso há mais liberdade de escolha, pois pode utilizá-lo com estampas. Mas, o corte tradicional em cinza com botões retos é o preferido.
- Calças: escolha um estilo clássico de corte reto em cheviot, que é preto, cinza sólido ou com finas listras verticais.
- Meias: seda preta.
- Calçado: couro, com atacadores, preto sem detalhes ou polido.
Outros acessórios são o lenço, que deve ser confeccionado em linha, branco e com as iniciais do portador; uma flor, que pode ser gardênia, jasmim ou camélia.
Confira também: Ajuste de terno – Costureira profissional SP.
Smokings escuros são para usar à noite.
Este traje de cerimônia é o que mais sofreu intervenções ao longo dos anos e novas tendências de moda masculina em trajes de gala, pois os smokings que vemos hoje são diferentes do que era há cerca de 200 anos. Os grandes estilistas inspiraram-se nesta peça de roupa para mudar a lapela, os bolsos e as mangas para adicionar cores e texturas.
Peças para vestir com smokings à noite
Jaqueta: a mais usada é na cor preta. Mas, dependendo da estação do ano, pode ser branco, azul ou marrom. Se você escolher um design envolvente, não use uma faixa na cintura, apenas aperte o botão acima.
- Camisa: gola com punhos duplos em branco ou marfim claro.
- Gravata borboleta: Dependendo do paletó que você veste, pode escolher entre uma gravata borboleta preta, cor de vinho ou azul escuro de seda. Mas também pode usá-lo em suas versões carimbadas.
- Faixa: o tamanho da faixa tem entre 20 e 25 cm de largura, é feita de seda ou cetim e é usada em combinação com a gravata borboleta. Se você usar um colete ou o paletó trespassado, não a use.
- Calças: estas calças masculinas devem ter corte clássico e ter uma fita de seda nas laterais. Normalmente deve ser da mesma cor da jaqueta; mas se for um evento de verão, são as combinações de casaco / calça: tons branco-preto, avermelhado e branco ou azul-escuro.
- Meias: seda preta.
- Calçado: estilo clássico com atacadores, em preto polido.
- Colete: usado se você não estiver usando uma faixa. Pode ser feito de seda ou do mesmo tecido do smoking. Uma costureira Sp pode ajudá-lo a adaptar o modelo ao smoking.
Essas são as dicas para usar smoking de forma elegante, proporcionando mais destaque ao look de acordo com o horário da ocasião formal.