Se você está esperando pelo seu bebê, com certeza já deve ter notado a quantidade de coisas que é preciso levar em consideração.

    No entanto, o que muitos pais acabam esquecendo é a necessidade de organizar todo o armário do bebê.

    Mas, dentro desse contexto, é comum se perguntar sobre como organizar guarda roupa de bebê. Será que existe uma forma correta?

    É claro que não existe uma regra única e exclusiva de como fazer esse processo. No entanto, há sim algumas dicas que com certeza irão facilitar bastante.

    Então, se você quer saber sobre como organizar guarda roupa de bebê, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a esse respeito.

    Antes de começar a organizar o guarda roupa de bebê

    Antes de começar a organizar a roupinha para seu bebê sair da maternidade, é preciso ter alguns cuidados fundamentais.

    Tenha em mente que os bebês costumam ser bem sensíveis e, portanto, o ideal é realizar uma lavagem de todas as peças do enxoval e roupinhas.

    No entanto, procure utilizar os produtos aprovados para bebês, até para evitar alguma reação alérgica ou algo do gênero.

    Além disso, também é importante fazer uma boa limpeza de todo o armário, em especial nos cantos. Faça isso apenas com um pano úmido com água.

    Lembre-se também que, na cômoda, você deve organizar os itens do dia a dia do bebê e as roupinhas.

    Já no guarda-roupa, é preciso colocar as peças de maior tamanho, itens futuros, estoque e roupas ocasionais.

    Dicas para organizar o guarda roupas do seu bebê
    Dicas para organizar o guarda roupas do seu bebê

    Como organizar guarda roupa de bebê?

    Há várias técnicas e formas distintas de fazer a organização, sendo que isso também pode variar de acordo com alguns fatores.

    Mas, falando de maneira geral, algumas das nossas dicas de como organizar guarda roupa de bebê, são as seguintes:

    Comece o guarda-roupa do bebê de cima para baixo

    Dentro do maleiro, o ideal seria colocar todos os produtos que você não irá utilizar tão cedo, tais como os seguintes itens:

    • Estoque de fraldas;
    • Estoque de chupetas;
    • Bicos de mamadeira;
    • Mordedores;
    • Brinquedos etc.

    Se ainda tiver espaço, você pode optar por colocar também as peças que são de tamanhos maiores ou mesmo que não couberam em outros locais.

    Cabideiros

    A dica nesse caso é pendurar as peças de tamanho RN e de 0 a 3 meses, tais como os macacões, jaquetas, vestidos, casaquinhos, jardineira, calça jeans etc.

    Em suma, procure colocar nos cabides aquelas peças de roupas que são mais ocasionais. Porém, procure sempre usar cabides infantis e que sejam padronizados.

    Dessa forma, será possível otimizar bastante espaço e ainda fazer com que fique mais organizado e visualmente mais bonito.

    Caso sobre espaço no guarda-roupa, você ainda pode incluir peças de 3 a 6 meses. Caso queira, use algumas divisórias para cabide, a fim de facilitar a separação e para melhor identificar os tamanhos.

    Em relação às peças que são maiores, você pode colocar em caixas com tampas, identificando com etiqueta por tamanho, dentro do maleiro.

    Prateleiras

    Uma forma de como organizar guarda roupa de bebê é dar prioridade em colocar fraldas de uso imediato nas prateleiras.

    Além disso, tente colocar também roupa de cama e banho, mantas e o conjunto de berço.

    Em relação aos calçados, você também pode tentar colocar nas prateleiras, organizando-os um ao lado do outro, do menor para o maior.

    Gavetas do armário

    Nas gavetas, a dica é separar de acordo com o tamanho, mas sempre fazendo do menor para o maior. Uma dica é fazer da seguinte maneira:

    • 1° gaveta – roupas de 3 a 6 meses;
    • 2° gaveta – roupas de 6 a 9 meses;
    • 3° gaveta – roupas de 9 a 1 ano;
    • 4° gaveta – roupas acima de 1 ano.

    Tenha em mente também que, no primeiro ano de vida, os bebês costumam crescer mais rapidamente e, portanto, perdem roupas na mesma intensidade.

    Estima-se que a cada 3 meses é preciso trocar o vestuário. Então, ao organizar as suas gavetas dessa forma, acaba ficando bem mais fácil.

    Dessa forma, assim que tirar da cômoda aquilo que não estiver mais servindo no seu bebê, é só passar as roupas que estão nas gavetas seguintes.

    Em relação às gavetas do guarda-roupa, você deve aplicar essa mesma lógica, isto é, desça ou passe para elas as peças que deixou no maleiro.

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Curioso do Dia e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.