Como baixar carteira de motorista, cartão PAN e muito mais no WhatsApp


O governo indiano, em 2020, lançou o chatbot MyGov no WhatsApp para ajudar os cidadãos indianos a acessar facilmente informações relacionadas ao COVID-19 e baixar seus certificados de vacinação diretamente na plataforma de mensagens de propriedade da Meta. O chatbot MyGov agora ganhou a capacidade de recuperar vários documentos baseados no DigiLocker com facilidade. Confira os detalhes abaixo para saber mais.

Chatbot do WhatsApp MyGov agora suporta serviços DigiLocker

O chatbot MyGov da Índia no WhatsApp tem sido um serviço útil para muitos cidadãos, inclusive eu, quando se trata de acessar os certificados de vacina COVID-19 em seu dispositivo móvel. Agora, você pode acessar e baixar outros IDs e documentos importantes tal como Cartões PAN, cartas de condução, certificados de matrícula de veículos, fichas de marca X e XII e documentos de apólice de seguro. Também é reconhecido pelo Ministério dos Transportes da Índia. Além disso, você também pode criar uma nova conta DigiLocker através do chatbot.

Para recuperar os documentos, o chatbot MyGov usa a plataforma DigiLocker, que supostamente possui mais de 100 milhões de usuários registrados e mais de 5 bilhões de documentos emitidos e digitalizados. Além disso, mantém os documentos emitidos criptografados para que apenas o proprietário dos documentos pudesse acessá-los e mais ninguém.

“Oferecer serviços Digilocker no MyGov Helpdesk é uma progressão natural e um passo para fornecer aos cidadãos acesso simplificado a serviços essenciais por meio da plataforma fácil e acessível do WhatsApp”, Abhishek Singh, CEO do serviço MyGov, em comunicado.

Como baixar documentos DigiLocker no WhatsApp?

Agora, se você quiser usar os serviços do DigiLocker no WhatsApp pelo chatbot MyGov, você pode conferir o passo a passo abaixo para acessar e baixar seus documentos do DigiLocker no WhatsApp. No entanto, antes de prosseguirmos, certifique-se você tem o número do WhatsApp MyGov (+ 91-9013151515) adicionado à sua lista de contatos.

  • Abra o WhatsApp e procure o chatbot do MyGov Helpdesk no WhatsApp.
  • Abra o chat MyGov e digite “DigiLocker”, “Oi” ou “Namaste” para iniciar o processo.
chatbot digilocker mygov no whatsapp
  • O chatbot solicitará que você crie ou autentique sua conta DigiLocker com o número do seu cartão Adhaar de 12 dígitos e um OTP por tempo limitado que será enviado para o seu número de celular registrado.
chatbot digilocker mygov na autenticação do whatsapp
  • Agora, o chatbot lhe dará a opção de emitir novos documentos ou baixar documentos emitidos anteriormente que estão sob o seu ID.

Observação: Depois de emitir seus documentos com o DigiLocker, digamos sua carteira de motorista, com os detalhes relevantes, eles estarão disponíveis para download instantaneamente quando você os solicitar na próxima vez.

  • Aqui, você pode simplesmente escolher o documento que deseja baixar e responda com o número correspondente.
chatbot digilocker mygov no whatsapp baixar documento
  • Depois disso, o chatbot MyGov enviará um arquivo PDF do seu documento direto no WhatsApp.
chatbot digilocker mygov no whatsapp baixar arquivo PDF

Dessa forma, você pode acessar e baixar facilmente seus documentos importantes em seu dispositivo móvel através do chatbot MyGov no WhatsApp. Deve ser bastante útil para situações em que você precisa apresentar uma identidade específica ou um documento relacionado ao seu veículo a um funcionário do governo. E aí, o que você acha dos novos serviços DigiLocker no chatbot MyGov no WhatsApp? Deixe-nos saber seus pensamentos sobre isso nos comentários abaixo.

você pode gostar também