Benefícios da Yoga para o organismo

A rotina apresenta muitas responsabilidades e tarefas, fazendo com que muitas pessoas desenvolvam ansiedade e síndrome do esgotamento mental em decorrência do cumprimento de diversas atividades (conhecida como Burnout). Assim, a procura por atividades que aliviam o estresse tem crescido, principalmente a respeito dos benefícios da yoga.

A yoga é uma prática guiada por uma filosofia de harmonia e que visa integrar e englobar variados campos humanos, como:

  • Espiritual;
  • Físico;
  • Moral;
  • Mental;
  • Meditativo.

Portanto, assim como um plano odontológico garante coberturas para acompanhamento, tratamento, emergências dentais e prevenção de doenças, a yoga é uma técnica milenar que contribui com habilidades físicas e mentais, prevenindo o surgimento de diversos problemas relacionados ao estresse, por exemplo.

Desenvolvida na Índia, a prática visa auxiliar na compreensão de si, encontrando o equilíbrio entre os âmbitos pessoais, profissionais e sociais, contribuindo também para a relação com os outros e seus limites.

Por esse motivo, no presente artigo abordaremos sobre o que é a yoga, algumas modalidades que surgiram (e que se distanciam dos ensinamentos milenares) e os benefícios de praticá-la.

O que é a yoga e modalidades principais

A palavra yoga, encontrada também na grafia “ioga” significa “unir ou integrar”. Deste modo, as técnicas presentes na modalidade são um conjunto de conhecimentos milenares que visam contribuir com a harmonia do indivíduo nas mais diversas esferas.

Com isso, a prática que surgiu na Índia há cerca de cinco mil anos, consiste na harmonização do corpo com a mente e a respiração, por meio de algumas técnicas de respiração (conhecidas como pranayamas), posturas de yoga (as ásanas) e técnicas de meditação.

A modalidade yoga chegou ao Brasil em 1940, porém, sua popularidade aconteceu cerca de trinta anos depois, principalmente por ajudar na integração do corpo e mente, ajudando no tratamento de pessoas com ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

Assim, do mesmo modo como um convênio odontológico possui coberturas variadas para diversos objetivos e as academias oferecem planos distintos para seus praticantes, a yoga – ao longo do seu desenvolvimento – trouxe variadas modalidades, inclusive, algumas diferentes da prática milenar.

Abaixo falaremos sobre algumas dessas modalidades.

1.   Yoga clássica

Essa modalidade é mais popular e a mais tradicional, sendo a vertente mais comum chamada de Hatha, um termo sânscrito que une corpo e espírito.

Basicamente, a técnica consiste em movimentos específicos e que visam alcançar um objetivo, bem como apresentam significados próprios.

Entre eles estão as posturas (chamadas de asanas), gestos (mudras) e técnicas de controle respiratório (pranayamas), contração dos órgãos e músculos (bandhas), além de exercícios de concentração e purificação (shatkarmas).

São aulas bastante tranquilas, que são fundamentais para iniciantes, gestantes e idosos.

2.   Power Yoga

Essa modalidade tem um ritmo mais agitado que a yoga clássica. Além disso, não há sequências pré-definidas dos movimentos e pode haver o uso de música no ambiente.

Para quem procura uma atividade mais intensa a power yoga é bastante recomendada.

Nesse exercício alguns aparelhos podem ser usados, como blocos, cintos, pesos e cordas.

3.   Acro Yoga

Tal modalidade de yoga apareceu em 1990 no Canadá e nos Estados Unidos, porém, só chegou ao Brasil em 2007.

Esse tipo de yoga alia posturas da yoga clássica e de movimentos acrobáticos.

Não é indicada para quem precisa evitar esforços físicos ou possui lesões nas articulações.

Além dessas abordadas, existem outras modalidades da atividade, como:

  • Aero yoga;
  • Yoga dance;
  • Sup yoga;
  • Superioga.

Benefícios da yoga

A prática da yoga traz inúmeros benefícios para o corpo em seus mais diversos sistemas como o ósseo, muscular, cutâneo, nervoso, respiratório e endócrino.

Do mesmo modo como um convênio dentista permite que a pessoa cuide melhor da saúde bucal, trazendo diversos benefícios para a saúde geral, a prática da yoga traz diversas vantagens para o sistema corporal. Confira algumas delas a seguir:

1.   Tonifica os músculos

As posturas da yoga ajudam os músculos a se fortalecerem.

A prática equilibrada das asanas proporcionam força e relaxamento. Há variadas posturas, sendo que cada uma é usada para determinado treinamento.

2.   Aumenta a flexibilidade

A yoga torna as pessoas mais flexíveis, principalmente por conta das posturas que ajudam a manter as articulações, tendões e músculos.

Nesse contexto, pessoas com artrite, por exemplo, relatam diminuição das dores durante a prática.

3.   Melhora o sistema cardiovascular

Um dos benefícios mais importantes da prática da yoga é a melhora do sistema cardiovascular. Principalmente porque diminui a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.

As posturas fortalecem o músculo cardíaco, de modo que este bombeia com mais eficiência para o corpo, também contribuindo com mais oxigênio.

Por fim, temos que ressaltar que a yoga contribui para a saúde bucal, ao reduzir as tensões ela minimiza o efeito do estresse nas articulações orais e até a mudança do Ph presente na estrutura.

Contudo, além da atividade, a prática da higienização bucal três vezes ao dia, uso do fio dental, alimentação balanceada e a visita periódica ao dentista do plano odontológico pessoa física são importantes para manter o sorriso e o corpo sadios.

Assim, para uma rotina saudável, a yoga é uma modalidade que pode conquistar espaço na sua agenda e transformar a sua vida como um todo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

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